Topo

Morelia e Monterrey fazem 1º jogo do Apertura 2017; Chivas encara o Toluca

20/07/2017 17h21

Cidade do México, 20 jul (EFE).- Morelia e Monterrey se enfrentarão nesta sexta-feira no estádio Morelos, em partida que marcará o início do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano, enquanto o Chivas Guadalajara, vencedor do Clausura no primeiro semestre, estreará recebendo o Toluca no sábado.

O jogo que abrirá a competição colocará frente a frente duas equipes que sonham quebrar um jejum de títulos do campeonato nacional. Os 'Monarcas' só foram campeões uma vez, no distante Torneio de Inverno de 2000, enquanto os 'Rayados', que se reforçaram com o goleiro Carrizo, ex-Inter de Milão, tem quatro troféus, o último deles obtido há sete anos.

Após ter chegado a 12 conquistas nacionais, igualando o América como maior campeão, o Chivas não pôde treinar com equipe completa durante a pré-temporada porque cedeu cinco jogadores à seleção para a disputa da Copa Ouro. Para complicar, o atacante Pulido quebrou o braço direito e só voltará a atuar em 2018.

No sábado, no estádio Chivas, o time dirigido por Matias Almeyda medirá forças com o Toluca, que tentará obter revanche, já que foi eliminado pela equipe de Guadalajara nas semifinais do Clausura.

O Tigres, que faturou as duas últimas edições do Apertura e vem do vice do Clausura, continua com sede de títulos e reforçou com Enner Valencia um ataque que já tinha Eduardo Vargas e André Pierre Gignac. O volante Guido Pizarro foi negociado com o Sevilla, mas Rafael Carioca, do Atlético-MG, pode estar chegando como substituto.

A estreia do time dirigido pelo brasileiro Ricardo Ferretti também será no sábado, em casa, no Estádio Universitário, diante do Puebla, agora dirigido pelo ex-volante Rafael García, campeão da Copa das Confederações de 1999 como jogador.

A contratação de maior renome do futebol mexicano para a próxima temporada até agora é a do meia Keisuke Honda, que deixou o Milan para disputar o Mundial de Clubes pelo Pachuca. O vencedor da última Liga dos Campeões da Concacaf fará o primeiro jogo oficial no semestre no próximo domingo, visitando o Pumas.

Caçula do Apertura, o Lobos BUAP, campeão da segunda divisão, iniciará sua caminhada na elite mexicana no sábado, diante de sua torcida, encarando o Santos Laguna. A partida acontecerá no Estádio Olímpico BUAP, na cidade de Puebla de Zaragoza.



Programação da 1ª rodada do Torneio Apertura mexicano:.



Sexta-feira.

Morelia - Monterrey.

Tijuana - Cruz Azul.

Sábado.

Lobos BUAP - Santos Laguna.

América - Querétaro.

Tigres - Puebla.

León - Atlas.

Chivas Guadalajara - Toluca.

Domingo.

Pumas - Pachuca.

Veracruz - Necaxa.