Topo

MLS deve adotar sistema do árbitro de vídeo a partir de agosto

21/07/2017 10h42

Houston (EUA), 21 jul (EFE).- A Liga Profissional de Futebol dos Estados Unidos (MLS) deve incorporar a partir do dia 5 de agosto o sistema do árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas da temporada regular e dos play-offs do campeonato.

A adesão ao sistema é resultado de três anos de longos estudos e testes desta tecnologia pela MLS e pela Organização Profissional de Arbitragem dos EUA e Canadá (PRO), de acordo um comunicado oficial da liga.

O sistema terá acesso às repetições disponíveis e "revisará todas as jogadas de possíveis erros claros e óbvios ou incidentes graves que aconteceram em quatro situações que podem mudar o resultado de um jogo: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e confusão de identificação".

A estreia do VAR nos Estados Unidos já ocorreu, inclusive em uma partida ao vivo, disputada no dia 12 de agosto na Red Bull Arena, em Nova Jersey. O trabalho envolveu MLS, PRO e a United Soccer League (USL).

De maneira experimental, o VAR foi utilizado pela primeira vez em um torneio internacional em dezembro do ano passado, durante o Mundial de Clubes. Na última Copa das Confederações, o sistema foi empregado de maneira oficial e recebeu muitas críticas.