Topo

Ex-atacante do México na Copa de 94 critica trabalho de Juan Carlos Osorio

"México não tem potencial para formar duas seleções competitivas", critica Zague (foto) - Getty Images
'México não tem potencial para formar duas seleções competitivas', critica Zague (foto) Imagem: Getty Images

Da EFE, na Cidade do México

24/07/2017 17h56

O mexicano Zague, filho de pai brasileiro e ex-jogador da seleção do país, criticou nesta segunda-feira, em entrevista à Agência Efe, o técnico colombiano Juan Carlos Osorio, que está em situação delicada após a derrota para a Jamaica, pelas semifinais da Copa Ouro.

"É uma pessoa muito estudiosa e preparada, mas acredito que a metodologia que ele está tentando implementar na seleção, não é lógica, nem coerente", garantiu um dos atacantes da 'Tri' na Copa do Mundo de 1994.

Atualmente comentarista na emissora mexicana ESPN, Zague, filho de antigo jogador do Corinthians que utilizava o mesmo apelido, nos anos 60, deixou claro que se opõe a qualquer tipo de "experimentos" na equipe nacional.

"O famoso rodízio e o improvisar e inventar são terrenos delicados, e, em uma seleção, é preciso ter certeza. Deve-se ter alternativas e variantes, mas dentro da lógica. Não baseadas em improvisações, nem em invenções. Isso não funciona", avaliou.

Zague criticou a decisão de Osorio de montar duas seleções, uma para a disputa da Copa das Confederações, com maioria do elenco formado por jogadores que atuam na Europa, e outra para a Copa Ouro, quase exclusivamente local.

"O México não tem potencial para formar duas seleções competitivas. Não se trata de uma potência mundial. Nem mesmo o Brasil ou a Argentina têm condições de montar duas equipes. Daria muito trabalho", disse o filho de brasileiro.

Zague lembrou que Osorio nunca havia trabalhado em uma seleção, e que, e que precisa se adaptar a períodos "limitados" de trabalho. O ex-jogador disse esperar que o colombiano utilizará desculpas para justificar a eliminação na Copa Ouro.

"Argumentará que não tinha a seleção principal", afirmou o mexicano.