Esporte

Moon reforça que Pyongyang pode cooperar com Seul nas Olimpíadas de Inverno

24/07/2017 07h42

Seul, 24 jul (EFE).- O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reforçou nesta segunda-feira sua oferta para que a Coreia do Norte forme uma equipe de hóquei feminino conjunta com a Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang em 2018 e disse que manterá a porta aberta "até o último minuto".

"De novo, peço que a Coreia do Norte tome uma decisão. Não nos apressaremos ou seremos pessimistas, e manteremos as portas abertas até o último minuto", disse Moon em um ato realizado em PyeongChang, segundo um comunicado do escritório presidencial.

"O Comitê Olímpico Internacional (COI) também abriu a porta à participação da Coreia do Norte e agora tudo o que falta é a decisão do Norte", insistiu o presidente sul-coreano.

As palavras de Moon são divulgadas exatamente um mês depois que o governante fez sua primeira oferta ao regime de Pyongyang para que participe junto a Seul nos Jogos de Inverno que serão realizados no condado sul-coreano em fevereiro do próximo ano.

No entanto, a Coreia do Norte manteve silêncio a respeito e também sobre a proposta de Seul de estabelecer conversas militares e de reunir suas respectivas delegações da Cruz Vermelha para negociar um novo encontro de familiares separados pela Guerra da Coreia (1950-1953).

O governo sul-coreano fez esta última proposta há uma semana com o objetivo de rebaixar a atual tensão, aumentada pelos contínuos testes de armas do regime de Kim Jong-un e pelo endurecimento dialético com Washington.

Após uma década de péssimas relações entre os governos conservadores em Seul e Pyongyang, o liberal Moon está tentando traçar um novo rumo diplomático estendendo a mão ao hermético país, com o qual a Coreia do Sul tecnicamente segue ainda em guerra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo