Topo

Chapecoense passa nos pênaltis e espera Flamengo nas oitavas da Sul-Americana

25/07/2017 21h33

Chapecó (SC), 25 jul (EFE).- Derrotada por 1 a 0 no jogo de ida, há quatro semanas, a Chapecoense devolveu o placar contra o Defensa y Justicia nesta terça-feira, na Arena Condá, e se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, em que provavelmente enfrentará o Flamengo.

Atual campeã do torneio continental, a Chape contou com gol de Tulio de Melo ainda na primeira etapa do tempo normal e com duas defesas do goleiro Jandrei nas penalidades para avançar e esperar o Rubro-Negro carioca, que venceu o jogo de ida contra o Palestino por 5 a 2 no Chile e terá confirmar a vaga entre os 16 melhores no próximo dia 9.

Jandrei brilhou no chamado "gol do Danilo", baliza em que o arqueiro do time catarinense, uma das 71 vítimas da tragédia na Colômbia em novembro, fez grande defesa contra o San Lorenzo e garantiu a classificação para a final no ano passado. A decisão acabou não acontecendo devido à queda do avião e, na ocasião, a Chapecoense ficou com o título por determinação da Conmebol com aval do outro finalista, o Atlético Nacional.

O único desfalque dos donos da casa nesta terça foi o volante Andrei Girotto, que foi expulso no duelo de ida, na Argentina. Fabrício Bruno e Lucas Mineiro, que ficaram fora do triunfo sobre o Vitória por 2 a 1, no sábado, pelo Brasileirão, retornaram ao time titular.

Pivô da polêmica que tirou a Chape da Libertadores por ter sido escalado de maneira irregular contra o Lanús, o zagueiro Luiz Otávio foi liberado pela Conmebol para atuar, mas ficou entre os reservas.

As duas equipes trocaram de técnico desde a ida, disputada em 28 de junho. O 'Verdão do Oeste' trocou Vagner Mancini por Vinicius Eutrópio, enquanto o Defensa perdeu Sebastián Beccacece, que se tornou auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção argentina, e agora é dirigido pelo ex-zagueiro Nelson Vivas.

O time da casa teve o controle das ações desde o início e poderia ter aberto o placar aos 17 minutos do primeiro tempo. Reinaldo cruzou da esquerda, o goleiro Arias saiu mal, e a sobra ficou com Fabricio Bruno, que chutou para fora.

Pouco depois, aos 24, o gol aconteceu, em mais um levantamento de Reinaldo. O lateral-esquerdo bateu escanteio pela esquerda, Tulio de Melo cabeceou firme no meio do gol, pelo alto, e fez 1 a 0.

A rede voltou a balançar aos dez minutos da segunda etapa, mas o lance foi corretamente anulado pela arbitragem. Luiz Antonio foi quem cobrou escanteio desta vez, e Apodi cabeceou para cima. Douglas Grolli dividiu com o goleiro, que espalmou para dentro, mas foi marcada falta do defensor.

Aos 26, Arthur Caike teve tudo para marcar o segundo, mas falhou. Lucas Marques fez ótima enfiada por baixo, o marcador escorregou e, cara a cara com Arias, o atacante finalizou à esquerda do alvo. Três minutos depois, foi González quem ficou livre de frente para Jandrei, mas também errou o alvo.

A parte final da partida foi menos emocionante do que se poderia se esperar. A atual campeã tinha mais a bola, mas não se arriscava porque se sofresse um gol seria obrigada a fazer dois. Aos 42, numa última chance de evitar as penalidades, Reinaldo adiantou, Laurency invadiu a área e chutou com desvio, por cima do travessão.

Na disputa de pênaltis, Jandrei pegou a terceira cobrança do time argentino, feita pelo zagueiro Bareiro, e a quarta, de González, e garantiu a vitória por 4 a 3.