Topo

Milco é escolhido como mascote oficial dos Jogos Pan-Americanos de Lima

25/07/2017 22h52

Lima, 25 jul (EFE).- Milco, uma estátua que homenageia as culturas das antigas civilizações que viveram na costa central do Peru, será o mascote oficial dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que serão realizadas em Lima, após vencer uma votação popular.

O mascote vencedor foi anunciado nesta terça-feira em uma cerimônia realizada na Vila Esportiva Nacional (Videna) na capital do país, faltando exatos dois anos para o início do evento.

Milco obteve 19 mil votos, superando os 17.200 de Wayqi, uma lagartixa que costuma habitar o deserto da costa peruana. Amantis, que fazia referência a uma espécie de flor que só cresce no inverno de Lima, ficou no terceiro lugar, com 7.300 votos.

O mascote vencedor é um 'cuchimilco', como são conhecidas no Peru essas estatuetas de forma humana que sempre estão com os braços abertos, em sinal de boas-vindas aos visitantes que Lima receberá durante os Jogos Pan-Americanos de 2019.

Milco foi criado pela designer Andrea Norka, vitoriosa do concurso realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Copal). Ela levou um prêmio de US$ 4,6 mil.

O presidente do Copal, Carlos Neuhaus, afirmou que o Pan-Americano de Lima já bateu seu primeiro recorde porque Milco foi o mascote mais votado na história do evento, ultrapassando as edições de Guadalajara em 2011 e Toronto 2015.

Os Jogos Pan-Americanos serão disputados em Lima de 26 de julho a 11 de agosto de 2019, com a participação de mais de 6 mil atletas de 41 países.