Topo

Etiene Medeiros dá o troco em chinesa e é campeã mundial nos 50m costas

27/07/2017 13h28

Budapeste, 27 jul (EFE).- Etiene Medeiros fez história nesta quinta-feira no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Budapeste, na Hungria, ao vencer os 50m costas, desbancando assim a chinesa Yuanhui Fu, que a superou há dois anos, na edição de Kazan, na Rússia.

A pernambucana, de 26 anos, se tornou a primeira representante feminina da natação do Brasil a ser campeã do mundo em piscina longa. Além disso, este foi o segundo ouro do país nesta edição da competição, depois do conquistado por Ana Marcela Cunha na maratona aquática de 25 quilômetros.

Há dois anos, Etiene travou duelo com Fu, com roteiro semelhante ao desta edição do Mundial, com a chinesa liderando as eliminatórias e a brasileira ficando na frente nas semifinais. Porém, naquela decisão em Kazan, a oriental faturou o ouro com o tempo de 27s11, 15 centésimos à frente da brasileira.

Bicampeã mundial da prova em piscina curta, hoje Etiene levou a melhor em mais um acirrado duelo, desta vez com 27s14, novo recorde sul-americano. A diferença para Fu, que nadou a distância em 27s15, foi de apenas um centésimo.

A prata alcançada em Kazan, há dois anos, já havia colocado o nome de Etiene na história da natação brasileira, já que era a primeira de uma nadadora do país, em Mundiais de piscina longa. Além disso, também em 2015, a pernambucana conquistou o ouro inédito para a natação brasileira em Jogos Pan-Americanos.

A medalha de bronze nesta quinta ficou com a bielorrusa Aliaksandra Herasimenia, que fez a marca de 27s23, novo recorde europeu da prova.