Topo

IPC diz que Los Angeles 2028 dará mais visibilidade ao esporte paralímpico

01/08/2017 13h09

Redação Central, 1 ago (EFE).- O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) recebeu com satisfação o acordo firmado por Los Angeles para organizar os Jogos de 2028, já que o órgão considera que o movimento paralímpico ganhará visibilidade nos Estados Unidos.

O presidente do IPC, Philip Craven, indicou que, na comparação com outros países do mundo, "a visibilidade e a consciência do movimento paralímpico seguem bastante limitadas nos EUA".

"Por essa razão, os Jogos de Los Angeles representam uma grande oportunidade para mudar essa realidade de uma vez por todas e para enriquecer a vida de milhões de cidadãos americanos", afirmou.

Ainda que faltem 11 anos para o início do evento, Craven afirmou que "não há tempo a perder". O presidente do IPC quer que as competições representem um "grande avanço" para as modalidades paralímpicas no país-sede dos Jogos em 2028.

O IPC também celebrou a decisão do Comitê Olímpico Internacional de fazer uma contribuição de US$ 1,8 bilhão aos organizadores.

O acordo com Los Angeles, que deve ser confirmado pela Assembleia-Geral do COI em setembro, abre o caminho para que Paris receba os Jogos Olímpicos de 2024.

"Ambas as cidades mostraram um forte desejo de organizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mantendo um estreito contato com o IPC nos últimos 18 meses para desenvolver e melhorar o aspecto paralímpico de suas respectivas candidaturas", afirmou Craven.

"Ao longo de todo o processo, Paris 2024 mostrou uma forte visão para organizar os Jogos Paralímpicos de maior sucesso da história e para que o evento sirva como catalisador para a transformação social e o desenvolvimento dos fundamentos mais fortes do esporte paralímpico", destacou o presidente do IPC.