Topo

Esporte

Presidente da Federação Espanhola de Futebol paga fiança e deixa a prisão

01/08/2017 11h41

Madri, 1 ago (EFE).- O presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol (REF), Ángel María Villar, e seu filho Gorka deixarão nesta terça-feira a prisão de Soto del Real, em Madri, após pagar fianças de 300 mil e 150 mil euros, respectivamente.

Fontes da Audiência Nacional da Espanha informaram que ambos depositaram os valores na manhã de hoje, por isso o juiz responsável pelo caso contra eles, Santiago Pedraz, determinou a soltura.

Pedraz também determinou ontem uma fiança de 300 mil euros para o vice-presidente de finançdas da RFEF, Juan Padrón, também afastado do cargo. Fontes consultadas pela Agência Efe confirmaram que ele fez uma transferência hoje e deve deixar a prisão em breve.

O magistrado estabeleceu as fianças por considerar que não existe risco de fuga dos acusados. Villar e seu filho, no entanto, terão que comparecer semanalmente aos tribunais mais próximos de suas casas, deverão entregar seus passaportes e utilizar um celular para que a Justiça seja capaz de localizá-los a qualquer momento.

Presidente da RFEF por 29 anos, Villar foi preso no último dia 18 de julho, assim como seu filho. Segundo o juiz, há motivo suficiente para acreditar que eles são responsáveis pelos crimes de administração desleal, apropriação indébita, fraude, falsificação de documentos e corrupção entre particulares.

"Villar presumivelmente estabeleceu uma rede de nepotismo que permitiu o desvio de milhões, tanto de recursos públicos como privados do ente federativo", afirmou o juiz.

Pelo menos desde 2009, o dirigente teria usado várias empresas para desviar dinheiro. Além disso, contratou vários familiares e ainda concedeu vários contratos de prestação de serviços para pessoas próximas ou parentes.

O filho de Villar, Gorka, teria sido o maior beneficiado do esquema, segundo o juiz. A empresa dele cobrou diferentes valores prestar assessoria jurídica, possivelmente irregular, em partidas disputadas pela seleção da Espanha.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte