Esporte

Congresso da IAAF defende manutenção da suspensão ao atletismo da Rússia

Leonhard Foeger/Reuters
Rune Andersen (à direita), chefe da força-tarefa que monitora o doping na Rússia Imagem: Leonhard Foeger/Reuters

03/08/2017 15h13

O Congresso da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), reunido em Londres por causa da disputa do Campeonato Mundial na cidade, apoiou com maioria dos votos nesta quinta-feira a manutenção da suspensão à Rússia atualmente em vigor por conivência com o doping.

Apenas 21 integrantes quiseram suspender a sanção, enquanto 166 apoiaram a proposta do Conselho da IAAF de manter a suspensão apesar de terem notado algumas melhoras em relação ao último relatório da comissão de monitoramento.

A Rússia precisava de dois terços dos votos para ser reabilitada e poder participar com equipe própria nas competições internacionais.

O presidente da Federação Russa, Dmitry Shlyakhtin, se dirigiu ao Congresso para solicitar o cancelamento da punição e aproveitou para pedir desculpas pelos erros passados. "Não voltará a acontecer", afirmou.

Em seguida, o norueguês Rune Andersen, presidente da Comissão de Monitoramento, advertiu que a Rússia tinha ainda "trabalho pela frente" antes de ser readmitida.

Em novembro do ano passado, a IAAF suspendeu a Federação Russa, atendendo a recomendação da Comissão Independente da Agência Mundial Antidopagem (WADA), que havia publicado um amplo relatório sobre práticas de doping e omissão de positivos no atletismo russo.

O ministro de Esportes russo, Pavel Kolobkov, se mostrou decepcionado com a decisão do Congresso da IAAF de manter a suspensão.

"Tínhamos esperança e estamos decepcionados com esta decisão. Quero agradecer o apoio aos representantes daqueles países que hoje votaram em favor da Federação Russa. Isto significa que a confiança na Rússia está crescendo", disse Kolobkov depois que a maioria dos delegados reunidos nesta quinta-feira em Londres votaram a favor de manter a punição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo