Esporte

Morre Ángel Nieto, 13 vezes campeão mundial de motovelocidade

Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

03/08/2017 15h43

Ibiza, 3 ago (EFE).- O ex-piloto espanhol Ángel Nieto, dono de 13 títulos do Mundial de motovelocidade, morreu nesta quinta-feira aos 70 anos em um hospital de Ibiza, onde estava internado desde o último dia 26, após sofrer um acidente enquanto andava de quadriciclo.

Há oito dias, o ex-piloto passeava de quadriciclo em Ibiza quando foi atingido por um carro e bateu a cabeça, machucando-se com gravidade, embora estivesse usando capacete. O estado de saúde de Nieto havia piorado nas últimas horas após uma mudança de prognóstico repentino.

"Houve uma piora súbita, com os primeiros sinais de afetação neurológica, apesar do TAC craniano realizado não mostrar mudanças em relação a 48 horas antes. Devido a um aumento brusco da pressão intracraniana, foi necessário fazer uma craniectomia descompressiva urgente durante a madrugada", informou a Policlínica Nossa Senhora do Rosario, em Ibiza, onde o multicampeão estava internado.

A intervenção durou aproximadamente uma hora e meia. Nas horas seguintes, Nieto não respondeu satisfatoriamente, nem à operação nem ao restante das medidas farmacológicas adotadas, o que levou os médicos a começaram a temer por sua vida.

A piora no seu diagnóstico ocorreu um dia depois que o próprio hospital informou que o ex-piloto estava em processo de despertar do coma induzido. Até então, não havia sinais de complicações a nenhum nível e sua evolução estava, na visão dos médicos, "dentro da normalidade".

Entretanto, o espanhol sofreu um edema cerebral em massa nesta madrugada, e após as 19h (local, 14h de Brasília) foi comunicada a sua morte.

Ángel Nieto foi seis vezes campeão da extinta categoria 50cc, em 1969, 1970, 1972, 1975, 1976 e 1977, e sete nas 125cc, em 1971, 1972, 1979, 1981, 1982, 1983 e 1984. Ele é o segundo colocado em número de títulos, atrás apenas do italiano Giacomo Agostini, com 15.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo