Topo

Neymar dá adeus ao Barcelona em vídeo e revela que contrariou pai

03/08/2017 18h30

Redação Central, 3 ago (EFE).- Neymar postou um vídeo no Instagram nesta quinta-feira se despedindo do Barcelona e fazendo revelações sobre a transferência para o Paris Saint-Germain, oficializada hoje, como, por exemplo, ter contrariado o pai, que gerencia sua carreira.

"A vida de um atleta é movida por desafios. Alguns são impostos a nós, outros são frutos de uma decisão nossa para mantermos a luz que ilumina a nossa carreira, que é intensa, mas curta. O Barcelona foi mais que um desafio. Um sonho de criança que jogava com aqueles craques no videogame", disse o atacante da seleção.

O brasileiro lembrou da chegada na Catalunha, para atuar ao lado de "Messi, Xavi, Valdés, Iniesta, Puyol, Piqué, Busquets, entre outros". Segundo ele, a expectativa era defender o chamado 'més que un club' ("mais que um clube", em tradução livre), como diz o lema do Barça em catalão.

"O Barcelona é uma nação, que representa a Catalunha. Tive a honra de atuar com o maior atleta que vi na vida, e tenho certeza que não verei outro enquanto eu viver: Leo Messi. Virou meu parceiro, amigo dentro e fora de campo. Foi uma grande honra jogar com você. Foi meu ataque com Messi e Suárez que fez história", lembrou.

Neymar destacou os inúmeros títulos conquistados e de todos os momentos que viveu no clube. Apesar da vida estabilizada na cidade catalã e da idolatria no clube, o jogador preferiu encarar o início de uma nova trajetória.

"Amo Barcelona e amo a Catalunha, mas um atleta, no caso eu, precisa de desafios. Pela segunda vez na vida contrariei meu pai. Pai, entendo e respeito a sua opinião. A minha decisão está tomada, espero que você me apoie como sempre fez", explicou o craque.

O tema família voltou a ser mencionado no fim da mensagem, em que Neymar faz menção aos problemas sofridos junto à justiça da Espanha, devido a acusações de irregularidades na transferência do Santos para o Barcelona.

"Conto muito com o apoio de todos vocês, torcedores que estão comigo desde 2009, dos meus amigos, dos profissionais que me acompanham, e principalmente da minha família, que sofreu muito com alguns problemas que ocorreram neste período na minha carreira, e que hoje merece paz", afirmou.

O brasileiro lembrou que, agora, Paris será sua casa, já que assinou contrato com o PSG até junho de 2022. Segundo Neymar, a transferência aconteceu, especialmente, por causa de um projeto de futuro do clube.

"Me apresentaram um plano de carreira muito ousado. E me sinto pronto apra esse desafio. Agradeço o carinho da maravilhosa torcida 'blaugrana' e a tudo que aprendi com os grandes atletas com quem dividi o vestiário, mas sinto em meu coração que é hora de partir", revelou.

A apresentação de Neymar acontecerá amanhã, por volta de 8h (de Brasília), no estádio Parc des Princes. A expectativa é que a estreia do jogador já aconteça no sábado, quando o Paris Saint-Germain receberá o Amiens, pela primeira rodada do Campeonato Francês.