Topo

Em busca do penta, Benfica enfrenta Braga pela 1ª rodada do Português

04/08/2017 14h25

Lisboa, 4 ago (EFE).- A partida entre o atual campeão Benfica e o Braga, quinto colocado na última temporada, será o destaque da primeira rodada do Campeonato Português, que começa neste fim de semana.

A competição tem início no domingo com o confronto entre o recém-promovido à elite Desportivo Aves e o Sporting, um dos sempre candidatos ao título. Os outros favoritos, Porto e Benfica, jogam na quarta-feira contra Estoril e a Braga, respectivamente.

Após o tetracampeonato conquistado na temporada passada, o Benfica tentará prolongar o domínio no futebol português e chegar ao quinto título em sequência, o que apenas o Porto já conseguiu.

Para a temporada que está prestes a começar, os 'Encarnados' perderam alguns dos principais nomes, o que se traduziu em um grande abastecimento dos cofres do clube. Titular absoluto, o goleiro brasileiro Ederson deixou Lisboa e agora defende o Manchester City, uma transferência avaliada em 40 milhões de euros.

Quem também trocou a capital lusitana pela cidade de Manchester foi o zagueiro sueco Victor Lindelöf, que vestirá agora a camisa do Manchester United, que pagou 35 milhões de euros pelo reforço.

Outro a sair, o lateral-direito Nélson Semedo passará a defender o Barcelona, transferência que rendeu cerca de 30 milhões de euros ao Benfica.

Para a partida contra o Braga, a equipe treinada por Rui Vitória não poderá contar com o atacante grego Kostas Mitroglou, a principal referência no ataque na última temporada, que sofreu uma lesão durante a pré-temporada e ficará afastado dos gramados durante as próximas semanas.

Antes de retornar à competição, o Benfica voltará a campo no sábado para disputar a Supercopa de Portugal contra o Vitória de Guimarães.

Enquanto isso, o Porto chega à nova temporada com o objetivo de voltar a conquistar títulos e se superar da temporada passada, quando ficou em segundo lugar, a seis pontos do Benfica.

A maior mudança dos 'Dragões' foi o técnico, que nesta temporada será o ex-técnico da seleção portuguesa Sérgio Conceição, em substituição de Nuno Espírito Santo.

Embora o goleiro espanhol Iker Casillas tenha renovado por mais um ano, o clube perdeu o atacante André Silva, que assinou com o Milan por 38 milhões de euros.

Ao contrário dos rivais diretos na briga pelo título, o Sporting, terceiro colocado na última temporada, a 12 pontos do líder, retorna à competição com caras novas.

A principal mudança é o retorno do lateral-esquerdo Fábio Coentrão, que voltou a Portugal por empréstimo pelo Real Madrid. Do futebol espanhol também chegaram o zagueiro Jérémy Mathieu, do Barcelona, e o lateral-direito Cristiano Piccini, que defendia o Betis. Os argentinos Rodrigo Battaglia, procedente do Braga, e Marcos Acuña, do Racing, são outros dos novos nomes na equipe.

Quanto às saídas do elenco, o Sporting perde para esta temporada a jovem promessa Rúben Semedo, que se transferiu para o Villarreal.

A equipe de Jorge Jesus será a responsável por abrir o torneio no domingo, ao visitar o recém-promovido Desportivo Aves, que volta à primeira divisão após dez anos de ausência.



Confira a programação da 1ª rodada do Campeonato Português.

Domingo.

Desportivo Aves - Sporting.

Vitória de Setúbal - Moreirense.

Segunda-feira.

Portimonense - Boavista.

Feirense - Tondela.

Rio Ave - Belenenses

Terça-feira.

Marítimo - Paços de Ferreira.

Quarta-feira.

Porto - Estoril.

Benfica - Braga.

Quinta-feira.

Vitória de Guimarães - Chaves.