Topo

Mítico lutador de sumô mongol é nomeado assessor governamental

04/08/2017 07h30

Pequim, 4 ago (EFE).- O ex-lutador de sumô Dagvadorj Dolgorsuren, nascido na Mongólia, foi nomeado assessor do novo Governo de seu país e principal responsável pelos laços com Japão, informou nesta sexta-feira a agência oficial "Montsame".

Dagvadorj, conhecido no Japão como Asashoryu Akinori, foi nomeado pelo novo presidente Khaltmaagiin Battulga, vencedor nas eleições de junho, e que também foi um destacado esportista de combate (no seu caso se dedicou à luta tradicional mongol, e mais tarde dirigiu a federação de judô).

Dagvadorj foi o primeiro cidadão mongol que conseguiu no sumô japonês o título de yokozuna ou grande professor, iniciando o domínio de lutadores mongóis no tradicional esporte nipônico, supremacia que durou 14 anos, entre 2003 e em janeiro deste ano.

Em 2010 se aposentou - envolvido em um escândalo pela suposta agressão a um camareiro em Tóquio - mas ainda ostenta o recorde do maior número de campeonatos consecutivos ganhos (sete).

O lutador que ostenta o recorde total de vitórias e campeonatos no sumô japonês é outro mongol, Hakuho Sho, um jovem de 31 anos de Ulán Bator que ainda está em ativo.