Topo

Tom Brady se nega a responder sobre concussões sofridas na carreira

04/08/2017 22h57

Foxborough (EUA), 4 ago (EFE).- O quarterback Tom Brady, do New England Patriots, jogador de futebol americano mais badalado da atualidade, se recusou a responder nesta sexta-feira sobre ter sofrido concussões cerebrais durante a carreira.

"Não quero entrar em assuntos que aconteceram no meu passado, no meu histórico médico e esse tipo de coisas. Realmente, não acredito que isso seja assunto de alguém", garantiu o marido de Gisele Bundchen, em entrevista coletiva.

Esta foi a primeira vez que Brady, que completou 40 anos ontem, falou com jornalistas desde a final da última edição do Super Bowl, a final da liga de futebol americano dos Estados Unidos (NFL), em que os Patriots superaram o Atlanta Falcons por 34 a 28.

A polêmica sobre as concussões cerebrais foi levantada em maio deste ano, justamente por Bundchen. A super modelo disse que o jogador teve problemas do tipo, durante partidas.

"Quero dizer que não estou aqui, sentado, preocupado pelo ano passado ou pelo que aconteceu há cinco anos. Há várias pessoas para se preocupar com isso: minha esposa, meus pais, minhas irmãs e as pessoas que me amam e se preocupam comigo", garantiu.

Brady disse ainda que está acompanhando as pesquisas recentes envolvendo os efeitos dos danos cerebrais permanentes, causados pelas concussões em jogadores de futebol americano.

"Acredito que, como atletas, não somos cegos, por isso, acredito em ser proativo com a saúde. Acredito que, quando você é jogador e vê outros que antes fizeram coisas de determinada maneira e o que aconteceu com a saúde deles, estuda essas experiências", disse.

Embora reconheça os riscos dos choques na cabeça, Brady lembrou que se trata de um esporte de contato, que gera muitos benefícios.

"É ótimo que se tenha mais consciência, que esteja bem informado, para poder cuidar do corpo da melhor maneira possível", afirmou o quarterback, que se prepara para a próxima temporada da NFL.