Topo

Rosângela vai à semifinal nos 100m; Darlan decepciona no arremesso de peso

05/08/2017 10h59

Londres, 5 ago (EFE).- A velocista Rosângela Santos repetiu a melhor marca da carreira e garantiu neste sábado uma vaga nas semifinais dos 100m rasos no Campeonato Mundial de Atletismo, em uma manhã na qual Thiago André também avançou às semis nos 800m e Darlan Romani, esperança de pódio para o Brasil no arremesso do peso, decepcionou e foi eliminado na primeira fase.

Rosângela venceu sua bateria no Estádio Olímpico de Londres com 11s04, superando a favorita Michelle-Lee Ahye, de Trinidad e Tobago. O melhor tempo da carreira da brasileira, que nasceu em Washington, nos Estados Unidos, e foi criada em Padre Miguel, no Rio de Janeiro, foi também o terceiro mais rápido no geral das eliminatórias, empatado com a marca da marfinense Murielle Ahouré.

A alemã Gina Lückenkemper liderou a série e foi a única a correr abaixo de 11 segundos, conseguindo o tempo de 10s95. Em segundo ficou outra marfinense, Marie-Josée Ta Lou (11s00).

Já no arremesso de peso, a expectativa de que Darlan Romani, quinto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, chegasse à final era grande. Mas o catarinense teve desempenho abaixo do esperado, teve 20m21 como melhor marca e não ficou entre os 12 melhores que iriam à final. Terminou em 15º lugar.

Nos 800m, Thiago André encarou uma série que teve resultados lentos e ficou em terceiro lugar, com tempo de 1min47s22, o 28º no geral, mas suficiente para se classificar para a semifinal.

Quem também ficou em 28º nas eliminatórias, mas dos 400m, foi Lucas Carvalho, que no entanto não avançou às semifinais. No salto triplo, Tânia da Silva não conseguiu ficar entre as 12 finalistas, ao terminar em 21º. No heptatlo, Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola ficaram em 28º e 31º nos 100m com barreiras, a primeira das sete provas.