Topo

Kirui conquista quinto título mundial do Quênia na maratona

06/08/2017 11h02

Londres, 6 ago (EFE).- O queniano Geoffrey Kipkorir Kirui confirmou o favoritismo e conquistou neste domingo a medalha de ouro na maratona no Mundial de Atletismo, disputado em Londres, em uma prova na qual só sofreu pressão do etíope Tamirat Tola, que terminou em segundo.

Kirui tinha a melhor marca de carreira entre os cem competidores, de 2h04min11, conseguida justamente neste ano, em Dubai. Por isso, e também pela ausência do campeão olimpico, o compatriota Eliud Kipchoge, e do campeão mundial, o eritreu Ghirmay Ghebresslasie, que preferiram se preservar para disputar provas remuneradas do calendário, ele era apontado como um dos grandes favoritos ao título.

Hoje, Kirui completou em 2h08min27 o percurso em circuito pelas ruas da capital britânica com largada e chegada na Tower Bridge, passando pelo Parlamento e a catedral de St. Paul. De quebra, garantiu o quinto título para o Quênia na história da maratona masculina nos Mundiais de Atletismo.

Tola, que tinha conseguido o bronze nos Jogos Olímpicos do ano passado, no Rio de Janeiro, era outro forte concorrente à vitória em Londres. Além disso, ele tentava quebrar um jejum de conquistas da Etiópia na maratona em Mundiais, 16 anos após a vitória de Gezahegne Abera em Edmonton, no Canadá.

Justificando o grande clássico que é a disputa entre seus países em provas de fundo, Kirui e Tola se distanciaram do restante do pelotão e, ultrapassado o quilômetro 30, na última volta pelo circuito, o etíope, que vinha em segundo, atacou o líder em duas ocasiões, primeiro timidamente, para ver sua reação, e depois decididamente.

Tola conseguiu se desgarrar um pouco, mas Kirui não se rendeu, ao imprimir um ritmo forte e retomar a liderança pouco antes do quilômetro 35, passando por esta marca em 1h46min11.

Kirui pôde dar-se o luxo de fazer os últimos 500 metros cumprimentando o público, e Tola teve que se conformar com a medalha de prata, cruzando a linha de chegada em 2h09min49. O bronze ficou com o tanzaniano Alphonce Simbu (2h09min51), que foi o quinto colocado na maratona olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro.