Topo

Em vantagem, Santos desafia bom momento do Atlético-PR por vaga nas quartas

09/08/2017 17h07

Santos (SP), 9 ago (EFE).- Invicto há 11 partidas na temporada e com a vantagem de ter vencido o jogo de ida fora de casa, o Santos buscará a classificação para as quartas de final da Taça Libertadores nesta quinta-feira na Vila Belmiro, mas terá pela frente um Atlético-PR em boa fase após três vitórias seguidas.

O Peixe conseguiu um importante triunfo por 3 a 2 no jogo de ida, disputado no último dia 5 de julho na Vila Capanema - na época, a Arena da Baixada estava sediando a fase final da Liga Mundial de vôlei. Dessa forma, o tricampeão da América poderá perder por um gol de diferença, desde que não sofra mais de dois, que estará entre os oito melhores do continente.

Para isso, a equipe e a torcida confiam na boa fase vivida sob o comando de Levir Culpi. O Alvinegro Praiano não perde desde o dia 29 de junho, quando foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0, no Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil. Depois disso, consolidou-se na terceira posição do Campeonato Brasileiro e esteve perto de virar a eliminatória contra o Rubro-Negro carioca, mas deu adeus ao torneio no gol qualificado.

O Atlético, por sua vez, precisa repetir o que fez contra Vasco, Avaí e Palmeiras nos últimos dez dias: vencer. Ainda assim, os placares de 1 a 0 e 2 a 1 não servirão, e o de 3 a 2 levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

Não seria a primeira vez que o Furacão sairia de uma situação adversa nesta Libertadores. O Furacão eliminou o Millonarios nos pênaltis na segunda fase preliminar, derrubou o Deportivo Capiatá após ter apenas empatado em Curitiba na terceira e, já na fase de grupos, obteve a vitória sobre a Universidad Católica por 3 a 2, que valeu a classificação para as oitavas, com um gol aos 41 minutos do segundo tempo. Nas três situações, o time também decidiu como visitante.

No Santos, Levir Culpi não poderá contar com o meia Vecchio, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Além disso, o meia Renato, com dores na perna direita, ainda é dúvida e pode dar lugar a Alison.

Apesar da vantagem na eliminatória, no Peixe, os jogadores dizem que não pretendem mudar sua forma de jogar para administrar o placar e que manterão o futebol ofensivo.

"Temos que continuar jogando como nos últimos jogos. Já são 11 partidas de invencibilidade. Não temos que administrar, temos, sim, é que jogar para ganhar. Precisamos de atenção, eles estão em boa fase", disse o zagueiro David Braz em entrevista coletiva.

Entre os visitantes, houve bastantes mudanças nessas cinco semanas entre a primeira partida e a segunda. O Atlético já tem seu terceiro técnico na temporada, Fabiano Soares, que sucede a Eduardo Baptista, treinador na ida, e a Paulo Autuori, que comandou o time até a vitória sobre a Católica.

Além disso, três jogadores que estiveram em campo na Vila Capanema já não fazem parte do elenco. O meia Carlos Alberto e o atacante Grafite, rescindiram contrato, e o volante Otávio foi negociado com o Bordeaux. Por outro lado, o lateral Fabrício e o atacante Ribamar foram inscritos e deverão ser titulares.



Prováveis escalações:.

Santos: Vanderlei; Ferraz, Veríssimo, Braz e Zeca; Renato (Alison), Yuri e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício; Matheus Rossetto e Lucho González; Guilherme, Nikão e Sidcley; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.

Árbitro: Mauro Vigliano (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Diego Bonfá e Gabriel Chade.

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP).