Topo

Vítima de surto de gastroenterite correrá sozinho para ir às semis dos 200m

09/08/2017 13h49

Londres, 9 ago (EFE).- O velocista Isaac Makwala, de Botsuana, que ficou fora das eliminatórias dos 200 metros rasos do Campeonato Mundial de Atletismo, ganhou o direito de competir sozinho nesta quarta-feira, para tentar vaga nas semifinais, após ser infectado pelo norovírus, que provocou surto de gastroenterite em hotel de Londres.

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) confirmou que aceitou pedido da federação do país africano, para que o atleta pudesse participar da disputa, que acontecerá duas horas antes da briga por vaga na final. Makwala terá que conseguir tempo igual ou inferior a 20s53.

"Dado que o período de quarentena se expira hoje, e após exame médico que o declarou apto, decidimos, de acordo com regulamento, que ele corra nesta tarde", divulgou a IAAF, por meio de comunicado.

A entidade, além disso, garantiu que nenhum atleta já classificado para as semifinais será prejudicado, caso o velocista de Botsuana alcance vaga na fase seguinte.

A Comissão Médica da IAAF colocou Makwala, um dos atletas afetados por surto de gastroenterite em hotel oficial do Mundial, a uma quarentena. Com isso, ele ficou fora da final dos 400 metros rasos, que aconteceu ontem.

Segundo a responsável pelo setor, Pam Venning, o atleta foi impedido de correr, em observância ao protocolo estabelecido por autoridades de saúde, já que a infecção pelo novovírus causou vômitos e diarreias em vários participantes do Mundial.

O Ministério da Saúde do Reino Unido confirmou que cerca de 30 pessoas foram atingidas pelo surto no hotel Tower, embora aponte que o estabelecimento não teria sido o local de origem da infecção.