Topo

Barça e Real iniciam disputa pela Supercopa da Espanha neste domingo

12/08/2017 19h50

Barcelona/Madri, 12 ago (EFE).- O primeiro de dois duelos pelo título da Supercopa da Espanha acontecerá neste domingo às 17h (de Brasília), no estádio Camp Nou, entre Barcelona e Real Madrid, ainda ofuscado pela badalada saída de Neymar do time catalão rumo ao Paris Saint-Germain.

O duelo, que marca a abertura oficial da temporada de futebol no país campeão do mundo de 2010, coloca frente a frente duas das maiores potências mundiais, que conquistaram o título espanhol, no caso dos 'blancos', e da Copa do Rei, no caso dos 'blaugranas'.

Este será o segundo encontro entre os arquirrivais em menos de um mês, pois, em 29 de julho, o Barça bateu o Real por 3 a 2, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, na última partida de Neymar pelo clube catalão.

Agora, o badalado trio MSN não existe mais e o companheiro de ataque do argentino Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez é o jovem espanhol Gerard Deulofeu, que chegou à base 'blaugrana' aos nove anos.

O substituto de Neymar saiu do Barça em 2013, para defender o Everton, depois passou por Sevilla, voltou ao time de Liverpool em definitivo e, na temporada passada esteve no Milan, até ser recontratado na última janela de transferências.

O técnico Ernesto Valverde, que ocupa o lugar que foi de Luis Enrique até a última temporada, não poderá contar com dois jogadores apenas, Rafinha e o zagueiro belga Thomas Vermaelen. Já o lateral-direito Douglas, o zagueiro Marlon, e os meias Arda Turan e André Gomes ficaram fora do jogo por opção do comandante.

A principal dúvida para definir a escalação é no gol, em que o alemão Marc-Andre Ter Stegen é titular, mas costuma dar lugar a reservas nas copas nacionais. Se isso for mantido com o novo treinador, é possível que o holandês Jasper Cillessen entre em campo.

O Real Madrid, por sua vez, chega embalado pela vitória sobre o Manchester United por 2 a 1, na última terça-feira, que valeu o título da Supercopa Europeia, em partida disputada na Telekom Arena, em Skopje, capital da Macedônia.

Diferente do que aconteceu contra o time inglês, o técnico francês Zinedine Zidane deverá começar a partida com o português Cristiano Ronaldo, que, inclusive, já teria manifestado o desejo de pisar no gramado do estádio Camp Nou desde o minuto inicial.

Com isso, o espanhol Isco e o galês Gareth Bale disputam um lugar no setor ofensivo, para atuar ao lado do craque e do centroavante francês Karim Benzema, que dificilmente, estará fora do 11 inicial neste domingo.

Zidane, já tem um desfalque certo, que é o meia croata Luka Modric, que cumprirá suspensão por expulsão na edição passada da Supercopa. O compatriota Mateo Kovacic é o favorito para começar jogando, mas, também há possibilidade de Isco ser recuado para o setor de meio.

Outros dois jovens podem ter chance de iniciar o duelo, como forma de o técnico dar bagagem. São os casos do polivalente defensor Nacho e do recém-contratado lateral-esquerdo francês Theo Hernández. Caso ambos atuem, o francês Raphael Varane e Marcelo, respectivamente, começam no banco.

Depois de se enfrentarem neste domingo, no Camp Nou, os dois rivais se reencontrarão na próxima quarta-feira, às 18h (de Brasília) para duelo no estádio Santiago Bernabéu.



Prováveis escalações:.

Barcelona: Ter Stegen (ou Cillessen); Vidal, Piqué, Umtiti e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Luis Suárez e Deulofeu. Técnico: Ernesto Valderde.

Real Madrid: Navas; Carvajal, Nacho, Sergio Ramos e Theo Hernández; Casemiro, Kovacic e Kroos; Bale (ou Isco), Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Árbitro: Ricardo de Burgos Bengoetxea.

Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).