Topo

Bolt desaba na despedida, e Grã-Bretanha leva ouro no revezamento 4x100

12/08/2017 19h58

(Atualiza com problema físico sofrido por Bolt).

Londres, 12 ago (EFE).- O jamaicano Usain Bolt, dono de 11 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, desabou na pista neste sábado, dia em que se despedia do atletismo, quando fechava a prova do revezamento 4x100 metros livre, vencida pela equipe da Grã-Bretanha.

O Raio foi o quarto atleta do país caribenho a disparar na pista, mas, logo nos primeiros metros de corrida sentiu cãimbras no músculo posterior da coxa esquerda, tentou dar mais alguns passos e, em seguida, despencou no solo do Estádio Olímpico de Londres, diante da surpresa geral.

Ovacionado pelo público, Bolt se levantou, ajudado pelos companheiros e cruzou a linha de chegada, embora a Jamaica, que também teve Omar McLeod, Julian Forte e Yohan Blake, tenha sido desqualificada por não fechar a prova.

Esta foi a última prova do astro jamaicano no atletismo, depois do bronze dos 100m livre. Nesta edição do Mundial, Bolt optou por não participar dos 200m livre, em que poderia ser tetracampeão.

A Grã-Bretanha, com Chijindu Ujah, Adam Gemili, Daniel Talbot e Nethaneel Mitchell-Blake, voou baixo para delírio do Estádio Olímpico e, com o último do quarteto, assumiu a liderança muito perto da linha de chegada, fechando a disputa com 37s47, melhor marca de 2017.

A prata ficou com o time americano, formado por Mike Rodgers, Justin Gatlin, Jaylen Bacon e Christian Coleman, que fizeram a prova em 37s52. O Japão repetiu o desempenho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ficando com o bronze, com 38s04.