Topo

Chelsea começa defesa de título inglês com derrota em casa para o Burnley

12/08/2017 15h25

(Atualiza com resultado de Brighton e Manchester City).

Londres, 12 ago (EFE).- Atual campeão, o Chelsea estreou com derrota neste sábado no Campeonato Inglês, ao cair para o modesto Burnley por 3 a 2, em pleno Stanford Bridge, em dia de tropeço do Liverpool, vitórias de Manchester City e Everton e placar elástico a favor do recém-promovido Huddersfield.

O primeiro revés dos 'Blues' em rodada de abertura da competição desde 1998 começou a ser escrito aos 14 do primeiro tempo, quando o zagueiro inglês Gary Cahill foi expulso. Nove minutos depois, o atacante galês Sam Vokes abriu o marcador para os visitantes.

O lateral-esquerdo irlandês Stephen Ward ampliou aos 39, quatro minutos antes de o responsável por tirar o primeiro zero do placar, voltar a balançar as redes e fazer o Burnley ir para o intervalo com surpreendente 3 a 0.

Aos 14 da etapa final, o técnico italiano Antonio Conte colocou em campo o espanhol Álvaro Morata, principal reforço para esta temporada. O atacante mostrou eficiência e marcou dez minutos depois, após assitência de Willian. Já aos 43, o ex-Juventus e Real Madrid serviu David Luiz, que fez o segundo.

Quando se colocou um gol atrás no placar, o Chelsea já tinha dois homens a menos, pois o meia espanhol Cesc Fàbregas também acabou sendo expulso de campo. Nos acréscimos, o atual campeão se lançou ao ataque com todas as forças, mas não conseguiu o empate.

Mais cedo, no primeiro jogo do dia, o Liverpool, desfalcado de Philippe Coutinho, que se recupera de lesão nas costas, esteve duas vezes atrás no placar, conseguiu virada, mas acabou cedendo empate ao Watford em 3 a 3, fora de casa.

O atacante italiano Stefano Okaka abriu o placar para os anfitriões aos 8 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, aos 29, o atacante senegalês Sadio Mané igualou, mas, ainda aos 32, o meia francês Abdoulaye Doucouré fez o segundo dos donos da casa.

Roberto Firmino foi buscar o empate mais uma vez aos 10 do segundo tempo, cobrando pênalti. O atacante brasileiro ainda deu assistência para o atacante egípcio Mohamed Salah fazer o terceiro, aos 12. O zagueiro uruguaio Miguel Britos conseguiu salvar o Watford aos 48, decretando o 3 a 3.

O jogo disputado no estádio Vicarage Road marcou a estreia do atacante Richarlison, recém-contratado junto ao Fluminense. O brasileiro entrou em campo aos 4 da etapa complementar, substituindo o meia-atacante argentino Roberto Pereyra.

O Manchester City, que investiu 218 milhões de libras (R$ 892,1 milhões) em reforços - recorde até o momento no futebol europeu, precisou suar muito a camisa para vencer o Brighton, vice-campeão da segunda divisão, fora de casa, por 2 a 0.

Titular da equipe, Gabriel Jesus lutou muito para começar a temporada balançando as redes. O atacante brasileiro até chegou a marcar no primeiro tempo, mas o gol acabou anulado pelo árbitro Michael Oliver.

Só aos 25 minutos do primeiro tempo os 'Citizens' saíram na frente, quando o atacante argentino Sergio Aguero deixou sua marca. Pouco depois, aos 30, o zagueiro inglês Lewis Dunk acabou anotando gol contra, garantindo a vitória para o time do goleiro Ederson, do lateral Danilo e do volante Fernandinho.

O Everton, que investiu pesado em reforços, 94,9 milhões de libras (R$ 390,5 milhões), superou o Stoke City por 1 a 0, em seus domínios. O gol da vitória foi marcado por jogador contratado de graça, o atacante inglês Wayne Rooney, que marcou aos 46 minutos do primeiro tempo.

O Huddersfield surpreendeu ao bater o Crystal Palace por 3 a 0, fora de casa. O meia inglês Joel Ward abriu o placar, anotando contra as próprias redes, aos 23 do primeiro tempo. Cinco minutos depois, o atacante beninês Steve Mounie balançou as redes cinco minutos depois e, de novo, aos 33 da etapa final.

Outro que largou com vitória neste sábado foi o West Bromwich, que superou em casa o Bournemouth por 1 a 0. O gol isolado do duelo foi marcado pelo zagueiro egípcio Ahmed Hegazi, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Já Southampton e Swansea não foram além de empate sem gols, em jogo disputado no St. Mary's Stadium.