Topo

Bolt dá adeus ao atletismo com volta olímpica de honra em Londres

13/08/2017 19h55

Londres, 13 ago (EFE).- O jamaicano Usain Bolt, 11 vezes campeão mundial e dono de oito medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, se despediu dos fãs e do atletismo com uma volta de honra no Estádio de Londres neste domingo, depois de protagonizar uma das cenas mais dolorosas do Mundial de Atletismo na capital do Reino Unido.

Ontem, Bolt se lesionou no último trecho do revezamento 4x100 metros, sua última prova da carreira, e caiu no chão da pista com as mãos no rosto. A tristeza, no entanto, se transformou em alegria hoje, quando a lenda foi homenageada por sua trajetória.

Na linha de chegada, cruzada por ele tantas vezes como primeiro lugar, Bolt recebeu das mãos do prefeito de Londres e do presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) um quadro com uma enorme seta, imitando o gesto tantas vezes protagonizado por ele após as inúmeras vitórias.

Na sequência, vestido com um informe da seleção jamaicana, Bolt deu sua última volta de honra, seguido por um batalhão de fotógrafos e cumprimentando o público. A lenda foi até as arquibancadas, posou para selfies e devolveu os aplausos que recebia da torcida.

Os 60 mil espectadores que lotavam o Estádio Olímpico de Londres aplaudiram Bolt, maior atleta da história do atletismo, de pé. Era uma forma de consertar a injustiça de ontem.

Bolt sofreu uma cãibra no músculo posterior da coxa esquerda durante o revezamento ontem e não conseguiu levar a Jamaica à medalha. Depois de ficar alguns minutos no chão, com as mãos no rosto, ele foi escoltado pelos companheiros para fora da pista.

A vitória no revezamento ficou com a Grã-Bretanha, seguida pelos Estados Unidos, medalha de prata, e o Japão, bronze na prova.

Para encerrar a homenagem hoje, Bolt cruzou a linha de chegada ao som de Bob Marley, posou fazendo o gesto que eternizou e desapareceu pelo túnel dos atletas pela última vez.