Topo

Expulso na Supercopa da Espanha, CR7 é punido com 5 jogos de suspensão

14/08/2017 11h48

Madri, 14 ago (EFE).- Cristiano Ronaldo foi suspenso por cinco jogos nesta segunda-feira pelo Juiz Único de Competição da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), um dia depois de ter sido expulso na ida da Supercopa da Espanha, em que seu time, o Real Madrid, bateu o Barcelona por 3 a 1 no Camp Nou.

Cristiano recebeu dois cartões amarelos, um por tirar a camisa na comemoração de um gol e outro por ter simulado um pênalti. Isso, no entanto, lhe rendeu apenas uma partida de gancho. As outras quatro foram por ter empurrado o árbitro Ricardo de Burgos Bengoechea.

O astro português começou o jogo na reserva e entrou em campo aos 13 minutos do segundo tempo, em lugar de Benzema. Aos 34, marcou um gol, o segundo do Real, tirou a camisa para exibi-la para a torcida rival, como Lionel Messi fizera em maio, no Santiago Bernabéu, e foi advertido.

Três minutos depois, em dividida com Umtiti, o camisa 7 caiu pedindo pênalti. O árbitro considerou que Cristiano tentou iludi-lo e por isso o expulsou.

"Uma vez mostrado o cartão vermelho, tal jogador me empurrou levemente em sinal de inconformidade", relatou De Burgos na súmula.

Mais cedo, o Real Madrid entrou com recurso, num esforço de anular o segundo cartão amarelo recebido pelo atacante. Contudo, o juiz único fundamenta a punição ao considerar que o árbitro é a autoridade esportiva "única e inapelável" na ordem técnica para dirigir as partidas, pelo que não é possível revogar uma decisão sua "invocando uma discrepância na interpretação das regras do jogo".

A RFEF disse ainda que o empurrão não foi "um ato puramente instintivo", como argumentou o Real, mas sim "uma reação injustificada e desproporcionada".

Contra essa punição, o clube madrilenho poderá recorrer no Comitê de Apelação no prazo máximo de dez dias. A princípio, além de ficar fora do jogo de volta, na próxima quinta, Cristiano Ronaldo será desfalque nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Espanhol, em duelos com Deportivo La Coruña, Valencia, Levante e Real Sociedad. EFE

sd/dr