Topo

Campeonato Espanhol começa com Real Madrid atravessando grande fase

17/08/2017 12h51

Madri, 17 ago (EFE).- O Campeonato Espanhol será aberto nesta sexta-feira, com dois jogos, e com todos os olhares voltados para o Real Madrid, bicampeão europeu, que voltou a arrebatar o título nacional na última temporada, após três troféus erguidos pelo Barcelona e um pelo Atlético de Madrid.

O time 'blanco' chega ainda embalado com duas conquistas recentes, a Supercopa da Europa, em que bateu o Manchester United, em jogo único, por 2 a 1, na Macedônia, além da Supercopa do país, em que passou pelos 'blaugranas' com duas vitórias, por 3 a 1, no Camp Nou, e 2 a 0, no Santiago Bernabéu.

Neste domingo, o Real, ainda sob o comando do técnico francês Zinedine Zidane, estreará em visita ao Deportivo La Coruña. A equipe apresentará poucas novidades, o lateral-esquerdo francês Theo Hernández e o meia espanhol Dani Ceballos, ambos que chegam para compor elenco.

Para o jogo, o grande desfalque é será o atacante português Cristiano Ronaldo, que foi suspenso por cinco jogos, ao ser expulso e empurrar o árbitro da primeira partida da final da Supercopa da Espanha. O duelo com o 'Depor' é o segundo da punição a ser cumprido pelo astro.

Adversário do Real, o La Coruña tem a fuga do rebaixamento como objetivo. O time contratou definitivamente o volante Guilherme, ex-Corinthians, que estava vinculado à Udinese, além disso, manteve o zagueiro Sidnei, ex-Internacional. A principal novidade é a volta do atacante espanhol Adrián López, que saiu em 2012, e passou sem brilho por Atlético de Madrid, Porto, Villarreal, entre outros.

Campeão apenas da Copa do Rei na temporada passada, o Barcelona receberá o Betis neste domingo, tentando juntar os cacos, após as saídas do técnico Luis Enrique, do atacante Neymar e das duas derrotas recentes para o arquirrival de Madri. Para piorar, o time pode não ter dois importantes titulares no jogo do Camp Nou.

O atacante uruguaio Luis Suárez, com lesão no joelho direito sofrida no segundo duelo com o Real, ficará um mês longe dos gramados. Já o zagueiro espanhol Gerard Piqué, com sobrecarga muscular na perna esquerda, é dúvida para o encontro com o Betis, que não tem mais o volante Petros, agora no São Paulo.

O Atlético de Madrid, por sua vez, inicia a temporada neste sábado, encarando longe de seus domínios, o recém-ascendido Girona, do volante Douglas, ex-Vasco. A equipe comandada pelo argentino Diego Simeone encara os primeiros seis meses da temporada sem poder registrar novos contratados, por punição imposta pela Fifa.

Contratado junto ao Sevilla, o meia espanhol Vitolo, por exemplo, teve que ser emprestado ao Las Palmas. Com isso, os reforços iniciais são caseiros, como o lateral-esquerdo Guilherme Siqueira, que estava emprestado ao Valencia, e o atacante argentino Luciano Vietto, que passou a última temporada no Sevilla.

O time da Andaluzia, quarto na tabela em 2016/2017, começa o Espanhol com a cabeça voltada para a Liga dos Campeões, já que disputa etapa preliminar, a última antes da fase de grupos, encarando o Istanbul Basaksehir, que venceu por 2 a 1, na Turquia. A partida de volta será nesta terça-feira no Ramón Sánchez Pizjuán.

A estreia do Sevilla, que agora tem só o meia Ganso como representante brasileiro, já que o lateral-direito Mariano foi para o Galatasaray, na competição será neste sábado. A equipe receberá o Espanyol, do atacante Léo Baptistão.

O Villarreal, que disputará a fase de grupos da Liga Europa, visitará nesta segunda-feira o Levante, atual campeão da segunda divisão. Outro representante do país na fase principal do torneio, a Real Sociedad, do atacante Willian José, jogará longe de seus domínios, com o Celta de Vigo.

O Athletic Bilbao, que tem que passar pelo Panathinaikos, da Grécia, em dois jogos para alcançar uma das 12 chaves da competição secundária da Uefa, estreará jogando em casa, neste domingo, encarando o recém-ascendido Getafe.

A primeira rodada do Espanhol será aberta nesta sexta-feira, com duelo entre Leganés, do volante Gabriel, ex-Juventus, duelando com o Alavés, do zagueiro Rodrigo Ely, ex-Milan. Pouco depois, o Valencia terá pela frente o Las Palmas, no estádio Mestalla. O encerramento na rodada será na segunda-feira, com encontro entre Málaga e Eibar.



Programação da primeira rodada do Campeonato Espanhol:.



Sexta-feira.

Leganés - Alavés.

Valencia - Las Palmas.

Sábado.

Celta de Vigo - Real Sociedad.

Girona - Atlético de Madrid.

Sevilla - Espanyol.

Domingo.

Athletic Bilbao - Getafe.

Barcelona - Betis.

Deportivo La Coruña - Real Madrid.

Segunda-feira.

Levante - Villarreal.

Málaga - Eibar.