Topo

Clubes apoiam proposta de fechar mercado antes do início do Inglês

Lukaku comemora o primeiro gol anotado no jogo - Jason Cairnduff/Reuters
Lukaku comemora o primeiro gol anotado no jogo Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

17/08/2017 10h31

A vice-presidente do West Ham, Karren Brady, disse nesta quinta-feira que 17 dos 20 clubes que disputam o Campeonato Inglês apoiam a decisão de fechar o mercado de transferências antes do início da competição.

Atualmente, a janela de contratações na Inglaterra se encerra no dia 31 de agosto, seguindo o mesmo calendário que as principais ligas da Europa adotam, quase três semanas depois após o início do torneio.

"Começamos a debater isso em março e 17 equipes da Premier League estavam a favor de fechar a janela antes. Acredito que o motivo principal é proteger a integridade dos elencos. Assim você sabe como está e o que a equipe tem", disse Brady à emissora "Sky Sports".

"Isso é, sobretudo, para os clubes, para os torcedores e para os treinadores. Assim, todos sabem qual é o time. As equipes costumam saber de antemão que posições querem reforçar, e não podemos esquecer as transferências de janeiro. Fechar a janela mais cedo protege a integridade do torneio. É a decisão correta", destacou.

Segundo a imprensa britânica, os representantes dos clubes da elite do futebol inglês submeterão a proposta à votação em uma reunião marcada para o próximo dia 7 de setembro. A medida passaria a valer a partir da próxima temporada.

De acordo com a proposta, os clubes dos demais países europeus poderiam contratar jogadores que atuam na Inglaterra já que suas respectivas janelas seguiram abertas até 31 de agosto.

Essa questão preocupa algumas equipes inglesas, já que poderia representar uma desvantagem em relação aos rivais europeus.

Atualmente, nomes importantes do Inglês, como o do brasileiro Philippe Coutinho (Liverpool) e do holandês Virgil van Dijk (Southampton), não sabem em que clube vão jogar na próxima temporada, já que ainda negociam a possibilidade de se transferir.

Os dois, por exemplo, não jogaram na estreia de seus clubes no torneio no último fim de semana.

Segundo um estudo realizado pelo site de apostas "Bwin", sete das dez contratações mais caras realizadas depois do início das competições nas últimas cinco temporadas envolveram clubes da Inglaterra.