Topo

Marta fica fora da lista de indicadas para melhor do mundo da Fifa

17/08/2017 11h25

Redação Central, 17 ago (EFE).- A meia-atacante brasileira Marta, atualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos, ficou fora da lista divulgada nesta quinta-feira de indicadas para o The Best, prêmio de melhor jogadora do mundo neste ano, organizado pela Fifa.

Esta é apenas a segunda vez desde 2004 que a camisa 10 da seleção não está entre as dez primeiras colocadas no prêmio individual. A primeira foi há dois anos, quando a atacante americana Carli Lloyd, atual detentora do prêmio, levou a melhor.

Marta foi eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo cinco vezes, em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Além disso, foi vice 2005, 2011, 2012, 2014 e 2016, e terceira colocada em 2004 e 2013.

Carli Lloyd, que começou o ano no Houston Dash, dos Estados Unidos, e hoje no Manchester City, da Inglaterra, está entre as finalistas, e vai em busca do tri, o que a igualaria a ex-atacante alemã Birgit Prinz e a deixaria só atrás de Marta.

Outro destaque na lista divulgada hoje pela Fifa é a presença da holandesa Lieke Martens, que defendia o Rosengard, e é contratação recente do Barcelona. A meia foi eleita a melhor jogadadora da Eurocopa, encerrada no início do mês, com a seleção da craque sendo campeã.

Outra representante da mais nova campeã continental é a meia Vivianne Miedema, do Arsenal. Da Dinamarca, vice da competição, foi indicada a atacante Pernille Harder, que defende o Wolfsburg, da Alemanha.

Da Inglaterra, concorrem a volante Lucy Bronze, do Manchester City, e a atacante Jodie Taylor, do Arsenal. Da Alemanha, que decepcionou na Euro, o nome único é a meia Dzsenifer Marozsán, do Lyon, clube que também é representado pela zagueira francesa Wendie Renard.

A única representante sul-americana entre as dez melhores do mundo em 2017 é a atacante venezuela Deyna Castellanos, que defende o Santa Clarita Blue Heat, de liga secundária dos Estados Unidos. Além disso, concorre a atacante australiana Sam Kerr, do Sky Blue, dos EUA.

O público poderá votar na jogadora preferida a partir de 21 de agosto, através do site da Fifa. A vencedora, que também será escolhida por técnicos de seleções, capitãs e imprensa, será conhecida em 23 de outubro, em cerimônia de gala que acontecerá em Londres, na Inglaterra.