Topo

Paulinho é apresentado e ganha camisa 15 do Barcelona: "Um sonho"

17/08/2017 10h54

Barcelona (Espanha), 17 ago (EFE).- O volante brasileiro Paulinho foi apresentado nesta quinta-feira como novo reforço do Barcelona, ganhou a camisa 15 do clube e garantiu que chega renovado, depois de passagem pelo Guangzhou Evergrande.

"Na minha segunda temporada do Tottenham (em 2014/2015), as coisas não saíram como eu queria. Aceitei o desafio do futebol chinês e, ali, recuperei a confiança e ganhei títulos", garantiu o ex-Corinthians e atual titular da seleção comandada por Tite.

No clube comandado por Felipão, Paulinho conquistou dois campeonatos nacionais, duas Supercopas, uma Copa da China, além da Liga dos Campeões da Ásia. Apesar de ídolo do Guangzhou, admitiu que não houve dúvidas em trocá-lo pelo clube espanhol.

"O que me fez escolher? É porque o Barça é o Barça, e não se pode dizer não. Jogar aqui é realizar um sonho", disse o volante, de 29 anos.

Antes de conceder a primeira entrevista coletiva como jogador 'blaugrana', Paulinho assinou contrato válido até 30 de junho de 2021 com o clube. Entre as cláusulas do acordo está a de rescisão, estipulada em 120 milhões de euros (R$ 444,6 milhões).

O secretário-técnico do Barça, Robert Fernández, que vestiu a camisa do clube entre 1986 e 1990, aproveitou para dizer que o volante brasileiro, a quem chama pelo primeiro nome, se tornou prioridade, após reunião com o técnico Ernesto Valverde.

"Na primeira conversa que tive com o treinador, já surgiu o nome de José. Buscávamos um jogador como ele, capaz de jogar nas três posições do meio de campo, e que nos oferecesse soluções em momentos complicados. É um jogador com experiência e que conhece o que é atuar no mais alto nível de exigência", explicou.

Para contratar Paulinho, o Barcelona teve que desembolsar 40 milhoes de euros (R$ 148,2 milhões), referente a multa rescisória estipulada pelo Guangzhou Evergrande. O montante, no entanto, não incomoda Paulinho, segundo afirmou o próprio jogador.

"Gosto de desafios. Sou daqueles que acredita que as palavras se demonstram com fatos. Pressão? Já vivi em outros clubes. Talvez, aqui haja um pouco mais, mas estou pronto. Só tenho que jogar meu futebol, fazer bem meu trabalho, com humildade e pés no chão", garantiu.