Topo

Todos contra um: Bayern abre Campeonato Alemão nesta sexta em busca do hexa

17/08/2017 14h25

Berlim, 17 ago (EFE).- O Campeonato Alemão começará nesta sexta-feira com 17 times tentando quebrar a hegemonia do Bayern de Munique, que vem de cinco títulos seguidos, algo que nunca havia acontecido em toda a história da competição.

Dono de todos os títulos desde a temporada 2012/2013, o Bayern será o responsável por abrir esta edição da 'Bundesliga' jogando contra o Bayer Leverkusen na Allianz Arena. A lógica indica que em algum momento essa sequência tem que terminar, mas o poderio à disposição do técnico Carlo Ancelotti coloca a equipe bávara como "favoritaça" ao hexa.

Embora tenha vencido o nacional, Ancelotti inicia a campanha sob certa pressão, já que o grande sonho de dirigentes e da torcida é o título da Liga dos Campeões, obtido pela última vez em 2013, com Jupp Heynckes no comando. Josep Guardiola teve três tentativas e caiu nas semifinais em todas, e o italiano perdeu nas quartas.

O Bayern teve duas baixas importantes, o lateral Philipp Lahm e o volante Xabi Alonso, que se aposentaram. Como peças de reposição, foram contratados o zagueiro Niklas Süle, o volante Corentin Tolisso e o meia James Rodríguez.

O meia Douglas Costa deixou o time de Munique rumo à Juventus, e com isso o único brasileiro do elenco dirigido por Ancelotti será o lateral Rafinha, que deverá ter mais espaço com a ausência de Lahm.

No Bayer Leverkusen, 12º colocado na última temporada, houve mais saídas que chegadas. Atletas de destaque, como o zagueiro Toprak, o meia Çalhanoglu e o atacante Chicharito Hernández já não estarão à disposição de Heiko Herrlich.

Entre as equipes que podem incomodar o pentacampeão, o principal delas é o Borussia Dortmund, que levou o troféu pela última vez em 2012 e vai estrear no sábado em visita ao Wolfsburg. Os 'Aurinegros' agora serão comandados por Peter Bosz, ex-Ajax, que aposta no 4-3-3, com uma pressão permanente no campo de ataque.

Bosz ainda não sabe se poderá contar com o atacante Dembélé, que faltou a treinos nesta semana e deseja se transferir para o Barcelona, onde substituiria Neymar.

Atual vice-campeão, o RB Leipzig terá agora de se adaptar à missão de jogar duas vezes na semana, já que estreará na Liga dos Campeões. No Alemão, o time terá um teste de fogo já neste sábado, encarando o Schalke 04 em Gelsenkirchen.

As duas equipes recém-promovidas à elite são velhas conhecidas, o Stuttgart, dono de cinco títulos, o último deles obtido em 2007, e o Hannover 96. O primeiro irá a Berlim encarar o Hertha, e o segundo medirá forças com o Mainz 05, também no campo do adversário.



Programação da 1ª rodada do Campeonato Alemão:.



Sexta-feira.

Bayern de Munique - Bayer Leverkusen.

Sábado.

Hoffenheim - Werder Bremen.

Hertha Berlim - Stuttgart.

Hamburgo - Augsburg.

Mainz 05 - Hannover 96.

Wolfsburg - Borussia Dortmund.

Schalke 04 - RB Leipzig.

Domingo.

Freiburg - Eintracht Frankfurt.

Borussia Mönchengladbach - Colônia.