Topo

Em Spa, Hamilton chegará a 200 GPs na carreira

23/08/2017 13h50

Spa (Bélgica), 23 ago (EFE).- O britânico Lewis Hamilton (Mercedes), tricampeão mundial de Fórmula 1, chegará neste fim de semana, durante o Grande Prêmio da Bélgica, a 200 corridas disputadas na carreira na principal categoria do automobilismo.

O piloto de 32 anos é o que mais venceu entre os que estão em atividade. Com 57 vitórias, está atrás apenas de Michael Schumacher, com 91. Além disso, está a apenas uma pole position do recorde de 68 do alemão, e, dessa forma, terá a chance de igualá-lo no tradicional circuito de Spa-Francorchamps.

Hamilton, que chega à Bélgica após ter participado de diversos eventos promocionais, incluindo um do Unicef em Cuba, estreou na Fórmula 1 pela McLaren em 2007, ano em que não teve uma boa relação com seu primeiro companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que vinha de um bicampeonato pela Renault.

No ano seguinte, obteve, praticamente na última curva da última corrida, o GP do Brasil, o primeiro título da carreira, superando o brasileiro Felipe Massa. Depois, também foi o melhor das temporadas 2014 e 2015, já pela Mercedes.

Entre os pilotos que continuam competindo, apenas Sebastian Vettel, atualmente na Ferrari, tem mais conquistas, com quatro. O alemão triunfou de 2010 a 2013 pela Red Bull. Também têm mais títulos que o inglês o francês Alain Prost (4), o argentino Juan Manuel Fangio (5) e Schumacher (7).

Subiu ao topo do pódio pela primeira vez no GP de Mônaco de 2007. Pouco mais de dez anos depois, em julho deste ano, festejou diante de seu público, em Silverstone, a 57ª vitória na categoria.

Excêntrico e talentoso, o piloto de 32 anos superou o número de poles do ídolo Ayrton Senna no Azerbaijão. Nos 199 GPs dos quais participou até agora, subiu ao pódio 110 vezes e em 112 largou na primeira fila do grid. Somou 2.435 pontos e assinalou 37 voltas mais rápidas.

Neste ano, Hamilton está firme na briga pelo tetra. O competidor da Mercedes soma 188 pontos, 14 a menos que Vettel.