Topo

Rooney anuncia aposentadoria da seleção da Inglaterra

Wayne Rooney em ação durante Inglaterra x Escócia pelas Eliminatórias da Copa -  Reuters / Carl Recine Livepic
Wayne Rooney em ação durante Inglaterra x Escócia pelas Eliminatórias da Copa Imagem: Reuters / Carl Recine Livepic

23/08/2017 10h27

O atacante Wayne Rooney, maior artilheiro da história da seleção da Inglaterra, anunciou em comunicado divuglado nesta quarta-feira a aposentadoria da equipe nacional com efeito imediato.

O jogador do Everton, de 31 anos, autor de 53 gols em 119 partidas pela seleção, recusou a convocação do técnico Gareth Southgate para os próximos jogos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018 antes de comunicar a aposentadoria.

Jogar pela Inglaterra sempre foi especial para mim. Foi um verdadeiro privilégio defender a camisa da Inglaterra a cada vez que fui convocado e escolhido como capitão, mas acredito que é o momento de deixá-la", declarou Rooney, que está a seis partidas de igualar recorde do goleiro Peter Shilton (125) pela seleção.

Em carta divulgada em seu site oficial, Rooney agradece a todos que o apoiaram ao longo dos 14 anos em que defendeu a seleção inglesa.

"Foi ótimo saber que Gareth Southgate me queria de volta na seleção para os próximos jogos, realmente agradeço por isso. No entanto, já tinha pensado muito, e disse a ele que decidi me aposentar da seleção. É uma decisão muito difícil e algo que discuti com a minha família, o meu treinador no Everton (Ronald Koeman) e pessoas mais próximas", comentou.

Rooney, que marcou seu gol número 200 no Campeonato Inglês há dois dias, no empate em 1 a 1 com o Manchester City, defendeu a seleção da Inglaterra pela primeira vez em fevereiro de 2003, com 17 anos e 111 dias, em um amistoso contra a Austráia. O primeiro jogo oficial foi contra a Macedônia, quando tinha 17 anos e 317 dias.

Com dois gols em duas partidas desde que deixou o Manchester United para voltar ao Everton, clube que o revelou, o camisa 10 da equipe era um dos nomes mais aguardados para a convocação devido ao bom desempenho no início da temporada.

"Deixar o Manchester United foi uma decisão complicada, mas acredito que acertei ao decidir voltar ao Everton. Agora, quero concentrar toda a minha energia em ajudar a equipe a ter sucesso", prosseguiu Wayne na missiva.

"Sempre torcerei pela Inglaterra. Lamento não ter conseguido ser campeão pela seleção, mas, felizmente, jogadores promissores que estão sendo convocados por Gareth podem ter essa ambição e espero que possam ajudar a seleção", concluiu Rooney.