Topo

Cristiano faz 3 e supera Pelé em goleada de Portugal pelas Eliminatórias

31/08/2017 17h55

Redação Central, 31 ago (EFE).- Com direito a três gols de Cristiano Ronaldo, que, inclusive, superou uma estatística de Pelé nesta quinta-feira, Portugal goleou Ilhas Faroe por 5 a 1, no estádio do Bessa, na cidade do Porto, e se manteve a três pontos da Suíça, líder do grupo B das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018.

Sem poder atuar no Real Madrid devido a uma suspensão imposta pela federação espanhola, o camisa 7 mais badalado da atualidade foi o grande nome do jogo. O craque entrou em ação logo aos 3 minutos da etapa inicial, em bela finalização de voleio.

Os outros dois gols de Cristiano Ronaldo saíram aos 29 do primeiro tempo - de pênalti - e aos 20 do segundo. Pouco antes, com direito a passe do melhor do mundo na atualidade, o meia William Carvalho havia anotado o terceiro dos lusitanos. O atacante Nélson Oliveira, pouco depois de sair do banco, também marcou. O zagueiro Rógvi Baldvinsson descontou para a eliminada Ilhas Faroe.

Com os três gols anotados nesta quinta-feira, o atacante do Real Madrid chegou a 14 nas Eliminatórias, disparando ainda mais na artilharia. Já por Portugal são 78, aumentando ainda mais a vantagem na liderança do ranking histórico de jogadores do país.

Considerando apenas gols jogos de seleção principal reconhecidos pela Fifa, o craque ultrapassou Pelé, que anotou 77, e assumiu a quarta posição na tabela de goleadores de todos os tempos por equipes nacionais, ficando ao lado do iraquiano Hussein Saeed.

À frente dos dois estão o zambiano Godfrey Chitalu (79 gols), o húngaro Ferenc Puskas (84) e o iraniano Ali Daei (109).

Com a vitória, Portugal chegou aos 18 pontos, seguindo três atrás da Suíça, que passou pela frágil e eliminada Andorra, em St. Gallen, por 3 a 0. No jogo, que chegou a ter início do segundo tempo atrasado por causa da chuva, o atacante Haris Seferovic marcou duas vezes e o lateral-direito Stephan Lichtsteiner completou o marcador.

Com os resultados de hoje, se os dois primeiros colocados do grupo B vencerem os dois próximos compromissos, farão uma espécie de final para definir a liderança, por consequência, o classificado diretamente para a Copa do Mundo.

A Hungria se manteve com chances matemáticas de ir à respescagem, graças à vitória sobre a eliminada Lituânia por 3 a 1. Rival de portugueses e suíços, nas duas próximas rodadas, a seleção do Leste Europeu tem dez pontos.