Topo

Lopetegui diz que Espanha precisa atingir "excelência" para vencer Itália

01/09/2017 14h52

Las Rozas (Madri), 1 set (EFE).- O técnico da Espanha, Julen Lopetegui, afirmou nesta sexta-feira que espera uma partida muito complicada e intensa contra Itália amanhã, no Estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, válida pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, e ressaltou que sua equipe precisa atingir a excelência se quiser vencer.

O treinador espera um adversário diferente da equipe que enfrentou em Turim no primeiro turno das Eliminatórias. No primeiro jogo entre as duas seleções, a Espanha dominou durante quase os 90 minutos, mas acabou cedendo o empate em 1 a 1 no fim.

"É uma partida bastante diferente. A Itália vai apresentar coisas diferentes e temos que estar preparados. Temos que ser capazes de dar nossa melhor versão, chegar no nível de excelência, que é o que o rival vai exigir. Não tenho nenhuma dúvida de que será uma partida diferente", afirmou Lopetegui.

O jogo é decisivo para as duas equipes. 'Fúria' e 'Azzurra' estão empatadas na liderança do grupo G com 16 pontos, mas a Espanha leva a melhor sobre o adversário no saldo de gols. Quem ficar com a primeira posição da chave fica com a vaga direta no Mundial de 2018.

"A Itália não quis ser defensiva em Turim, nós a obrigamos. Agora será uma partida diferente, na qual eles irão propor coisas diferentes com outros jogadores. Não podemos perder muita energia pensando no contrário. Temos em pensar em dar nossa melhor versão no Bernabéu. É disso que vamos precisar. Nos preocupamos em ser os melhores, em chegar ao nível de excelência que a partida vai exigir. É nisso que temos que concentrar nossas energias", disse.

O técnico da Espanha preferiu fazer mistério sobre a escalação. Perguntado sobre o time que entrará em campo, Lopetegui não quis revelar se escalará um atacante fixo na área ou se usará um falso nove. Álvaro Morata, um dos que pode ficar fora do time dependendo da decisão do treinador, disse que apostaria que o comandante jogará sem um número 9 dentro da área da Itália.

"Morata e qualquer outro jogador tem que estar preparado para jogar e ajudar. Não vou interpretar as palavras dele. O que ele quis dizer é que se jogar bem, se não, também", afirmou o técnico, convencido de que sua equipe é "reconhecível".

"Não houve segredo excessivo nem nada diferente a outras semanas de trabalho. Somos naturais na nossa preparação. Não há grandes surpresas na equipe, somos previsíveis e queremos sê-lo. Temos virtudes que queremos potencializar e acreditamos nelas", ressaltou.

Lopetegui também destacou que a 'Fúria' está focada apenas na partida contra Itália e que não pensa nas três rodadas que restam nas Eliminatórias para garantir a classificação para a Rússia.

"Não adivinhamos o futuro, só percebemos a importância da partida. Após essa, restam três que temos que jogar e ganhar. O objetivo agora é vencer a gigante Itália. Estamos colocando todo nosso foco na partida de sábado", ressaltou.

O técnico também não quis falar muito do passado, apesar de ter revelado que estudou a partida da última Eurocopa, quando a Itália eliminou a Espanha após vitória por 2 a 0.

"Nesse dia a Itália ganhou bem porque é uma grande equipe, tem a capacidade e o valor para conseguir isso. Lembro que foi uma partida na qual a Itália jogou muito bem, buscou soluções contra uma Espanha que a levou ao limite. No sábado, vai ser totalmente diferente e temos que estar preparados para fazer uma exibição magnífica em todos os aspectos do jogo", concluiu Lopetegui. EFE rmm/lvl