Topo

Paraguai acredita que candidatura da Copa de 2030 atrairá investimentos

01/09/2017 13h20

Assunção, 1 set (EFE).- O ministro de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, afirmou que a participação do país na candidatura conjunta com Argentina e Uruguai para sediar a Copa do Mundo de 2030, oficializada na quinta-feira, deve ser um catalisador de investimentos.

Jiménez Gaona declarou que eventos internacionais como uma Copa do Mundo se transformam em motivação para que seja realizado um amplo programa de infraestruturas em todo o país.

"Sem dúvidas, uma Copa do Mundo pode ser uma oportunidade brilhante de apresentar o nosso país ao mundo e ao mesmo tempo gerar a motivação suficiente para encarar um programa de infraestrutura muito ambicioso", expressou o ministro nesta sexta-feira.

O titular da pasta acrescentou que esta oportunidade pode ser utilizada para "encarar um programa muito amplo, que terminado o evento, deixe ao país um legado de desenvolvimento e progresso para todos".

Na opinião do ministro, sediar uma Copa do Mundo - embora a proposta do trio sul-americano ainda tenha sido apresentada de forma oficial - vai além de construir estádios de futebol.

"Para o país, significa a oportunidade de renovar toda a nossa infraestrutura, de investir em novas obras, e isso envolve compromisso de desenvolvimento em todas as áreas", explicou Jiménez Gaona.

Na quinta-feira, o presidente paraguaio, Horacio Cartes, confirmou através da rede social Twitter que Paraguai, Uruguai e Argentina formarão uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030, informação também confirmada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

De acordo com Domínguez, ainda é cedo para saber os detalhes da proposta, já que ainda é preciso ocorrer uma reunião com Cartes, o presidente argentino, Mauricio Macri, e o governante uruguaio, Tabaré Vázquez, para anunciar este projeto de forma oficial.

A ideia do trio e da Conmebol é conseguir apoio suficiente para trazer de volta à América do Sul a edição centenária da Copa do Mundo, já que a primeira foi disputada em 1930 no Uruguai, quando a seleção da casa venceu a Argentina por 4 a 2 na final.