Topo

Na Colômbia, seleção tenta complicar mais um candidato à vaga na Copa de 2018

04/09/2017 14h06

Barranquilla (Colômbia), 4 set (EFE).- A seleção brasileira, com vaga garantida na Copa do Mundo de 2018 e matematicamente garantida na primeira colocação das Eliminatórias sul-americanas, visitará nesta terça-feira a Colômbia, em Barranquilla, de olho em atrapalhar mais um envolvido na corrida para ir à Rússia.

Líderes, com 36 pontos, os pentacampões mundiais estão 11 pontos distante do próximo rival, que ocupa, justamente, a segunda colocação do torneio. Com o tropeço diante dos venezuelanos, na rodada passada, os 'Cafeteros', por sua vez, aparecem apenas cinco pontos na frente do oitavo colocado, o Equador.

Se perder para o Brasil, a Colômbia pode despencar até ao quinto posto na tabela, em caso de vitórias de Uruguai (sobre Paraguai), Chile (sobre Bolívia) e Argentina (sobre Venezuela). Nas Eliminatórias sul-americanas, quatro seleções vão direto à Copa, enquanto a que aparece depois da zona de classificação, é obrigada a encarar repescagem, nesta edição, contra o campeão da Oceania.

Para complicar a vida dos colombianos, a seleção vem de retrospecto de nove vitórias consecutivas no torneio. Nas últimas quatro rodadas, as vítimas foram o ex-líder Equador, o Uruguai, que estava na zona de classificação, além de Peru e Paraguai, que vinham de vitórias expressivas, antes de pegarem os brasileiros.

Para o jogo desta terça-feira, Tite tem duas baixas certas no time titular, o zagueiro Miranda, que sofreu uma pancada na cabeça contra os equatorianos, na quinta-feira, e o lateral-esquerdo Marcelo, que foi suspenso. Jemerson, do Monaco, e Alex Sandro, da Juventus, foram convocados para substituir a dupla.

Contra a Colômbia, no entanto, Thiago Silva e Filipe Luís, que já estavam integrados ao grupo, é que ganharão posição de titular, conforme time que o comandante da seleção esboçou nos treinamentos realizados em Manaus, onde foi feita parada antes do embarque para Barranquilla.

Outras duas mudanças podem acontecer, com relação a equipe que superou o Equador. Fernandinho poderá ocupar o lugar de Casemiro, enquanto Roberto Firmino é opção para a vaga de Gabriel Jesus no comando de ataque da seleção.

Na seleção colombiana, a grande novidade deverá ser o retorno do meia James Rodríguez, que está afastado dos gramados desde 1º de agosto, quando lesionou a coxa direita, durante amistoso de pré-temporada do Bayern de Munique com o Liverpool.

O camisa 10, provavelmente, ocupará o lugar do meia Edwin Cardona, titular no empate com a Venezuela em 0 a 0, em que não agradou. O jogador do Boca Juniors chegou a ser substituído aos 17 do segundo tempo, por Giovanni Moreno, do Shanghai Shenhua.

Outra possível mudança preparada por José Pekerman seria na zaga, com Davinson Sánchez, promissor jogador de 21 anos, que acaba de trocar o Ajax pelo Tottenham, atuando na vaga que foi ocupada quinta-feira pelo experiente Cristian Zapata.



Prováveis escalações:.

Colômbia: Ospina; Arías, Davinson Sánchez, Murillo e Fabra; Carlos Sánchez, Barrios, Cuadrado, James Rodríguez e Chará; Falcao García. Técnico José Pekerman.

Brasil: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro (ou Fernandinho), Paulinho e Renato Augusto; Willian, Neymar e Roberto Firmino. Técnico: Tite.

Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Carlos López e Jorge Urrego.

Estádio: Metropolitano, em Barranquilla (Colômbia).