Topo

Uruguai vence em Assunção, se aproxima da Copa e complica o Paraguai

05/09/2017 22h59

Assunção, 5 set (EFE).- O Uruguai deu um grande passo rumo à Copa do Mundo de 2018 ao superar o Paraguai pela primeira vez em Assunção nas Eliminatórias, vencendo por 2 a 1 nesta terça-feira no estádio Defensores del Chaco, e ainda dificultou a situação do adversário.

A 'Celeste' jamais havia vencido na capital paraguaia pela classificatória para o Mundial. Nos seis confrontos anteriores, houve cinco vitórias da equipe e um empate, registrado no jogo anterior, em 2011.

O resultado levou os uruguaios a 27 pontos, deixando-os atrás apenas do já classificado Brasil, que tem 37. Dessa forma, uma vitória nos dois próximos jogos os garantirá na Rússia no ano que vem.

Já a 'Albirroja' ficou mais distante da Copa, já que parou nos 21 pontos, a três pontos do Peru, que fecha a zona de classificação direta, e da Argentina, que iria para a repescagem contra a Nova Zelândia caso a disputa terminasse hoje.

A principal chance de gol de todo o primeiro tempo, esvaziado em emoção e bastante truncado, foi da equipe anfitriã com um ex-jogador do Flamengo. Aos 23 minutos, Óscar Romero levantou na ponta direita para o irmão Ángel Romero, do Flamengo, que cabeceou para o meio. Também de cabeça, Victor Cáceres, que defendeu o Rubro-Negro de 2012 a 2015, mandou por cima.

Na segunda etapa, os donos da casa tomaram o controle das ações, mas não tiveram competência no momento de finalizar e resolver. Aos 20 minutos, Óscar Romero cruzou mais uma, Barrios, do Grêmio, brigou com a defesa pelo alto e ia acertando o canto, mas Muslera espalmou.

Mais eficiente e com uma pitada de sorte, a bicampeã mundial fez 1 a 0 com Valverde, que marcou um gol logo em sua estreia com a camisa 'celeste'. Aos 30 minutos, o meia de 19 anos chutou de fora da área e contou com desvio na defesa para balançar a rede.

Quatro minutos depois, veio o golpe de misericórdia. Suárez partiu livre, driblou o goleiro e se enrolou. O atacante do Barcelona ainda conseguiu finalizar e, depois de beijar o travessão, a bola bateu em Gómez e entrou.

O Paraguai ainda foi para cima, mas marcou apenas um gol. Aos 42 minutos, depois do escanteio, Domínguez arrematou cruzado por baixo e, de carrinho, o "Romero do Corinthians" completou para a rede.