Topo

Nadal cede apenas 5 games contra promessa russa e está na semi no US Open

06/09/2017 18h15

Redação Central, 6 set (EFE).- O espanhol Rafael Nadal se classificou para as semifinais do US Open pela primeira desde o título de 2013 ao obter uma vitória fácil sobre o jovem russo Andrey Rublev nesta quarta-feira, perdendo apenas cinco games em 1h36min de partida.

Diante de um fã declarado, de apenas 19 anos, Nadal demonstrou solidez do primeiro ao último ponto e levou a melhor por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-2 e 6-2, e se colocou entre os quatro melhores do último Grand Slam do ano pela sexta vez em 13 participações.

Na luta para disputar a final pela quarta vez na carreira, o campeão em Nova York em 2010 e 2013 terá pela frente o argentino Juan Martín del Potro ou suíço Roger Federer, que medirão forças na rodada noturno desta quarta no Arthur Ashe Stadium.

Embora protagonizem uma das maiores rivalidades da história do tênis, Nadal e Federer jamais se enfrentaram no US Open. Um possível duelo entre eles valeria, além da vaga na decisão, o posto de número 1 do mundo. Caso o suíço perca hoje, o 'Touro Miúra' garantirá a continuidade no topo.

O atual campeão de Roland Garros foi firme em seu serviço, tendo sido quebrado apenas uma vez, e ainda aproveitou sete dos 18 break points que conquistou. O espanhol encontrou certa dificuldade com a direita do russo, seu principal golpe, mas se manteve sólido do fundo de quadra e explorou as vulnerabilidades no jogo do adversário, como o voleio e a devolução de saques abertos.

Rublev chegou às quartas com moral, depois de ter batido o búlgaro Grigor Dimitrov, nono colocado do ranking, e o belga David Goffin, 14º, mas se mostrou apático diante do ídolo e não conseguiu impor resistência.

O único momento de equilíbrio da partida foi o começo do primeiro set, em que Nadal abriu 2-0 e o jovem adversário devolveu a quebra em seguida. A partir de então, o número 1 do mundo aproveitou dois break points em cada parcial e confirmou a classificação.