Topo

Sessão do COI em Lima não terá votação para sedes dos Jogos de 2024 e 2028

06/09/2017 10h46

Redação Central, 6 set (EFE).- A agenda da Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), que começará na próxima quarta-feira, não terá votação para definir sedes dos Jogos de 2024 e 2028, como acontece habitualmente, apenas a "ratificação" e a eleição por um "acordo tripartite".

Esta é a terminologia apresentada no programa da reunião, divulgado nesta quarta-feira pela entidade poliesportiva.

As três partes envolvidas no pacto pelos Jogos posteriores ao de Tóquio, são o próprio Comitê Olímpico Internacional, além de Paris e Los Angeles, que sediarão o evento em 2024 e 2028, respectivamente.

A capital francesa e a cidade americana, postulantes aos Jogos de daqui sete anos não tiveram concorrentes na disputa, após a desistência de outras candidatas ou pré-candidatas. Por decisão costurada pelo COI, sequer precisaram concorrer entre si.

A boa vontade em aceitar a proposta fez Paris e Los Angeles receberem generosa garantia de ajuda financeira, que supera US$ 1,5 bilhão (R$ 4,6 bilhões), procedentes de direitos de marketing e transmissão em televisão.

O processo de ratificação das duas cidades começará na quarta-feira, com a apresentação de relatório do grupo de vice-presidentes do COI, que foi encarregado de elaborar o acordo tripartite.

A comissão de avaliação das candidaturas irá expor, em seguida, a opinião sobre Paris e Los Angeles, que, logo depois, terão direito a se apresentarem para os participantes da Sessão.

O anúncio do "acordo tripartite" deverá ser feito às 13h locais (15h de Brasília).