Topo

Dúvidas sobre segurança nos Jogos foram tiradas, diz prefeita de Paris

10/09/2017 21h50

Lima, 10 set (EFE).- A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou neste domingo que todas as dúvidas do Comitê Olímpico Internacional e dos próprios cidadãos sobre o tema segurança foram tiradas em relação à candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2024.

Hidalgo faz parte da delegação francesa que participará na quarta-feira, em Lima (Peru), da assembleia do COI na qual Paris será ratificada como sede dos Jogos de 2024, e Los Angeles, dos de 2028.

"O tema da segurança está sendo tratado há muito tempo, e sobre ele respondemos a todos os desafios, não só do COI, mas também dos cidadãos", afirmou a prefeita em entrevista coletiva na capital peruana.

Hidalgo acrescentou que os Jogos de 2024 permitirão a Paris "a aceleração de algumas transformações urbanas, voltadas para os cidadãos", em consumo ecológico no transporte, na energia e na construção.

Além disso, também foi pensado um processo grande de integração do esporte na vida cotidiana e nas escolas, e em acessibilidade para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

"Estou muito entusiasmada com o que está acontecendo aqui em Lima, porque, para Paris, é também um momento histórico, já que estamos há cem anos esperando os Jogos Olímpicos, que finalmente vão poder voltar para casa", declarou.

Na 131ª assembleia do COI, que será realizada de 13 a 16 de setembro, os membros do comitê deverão referendar com seus votos o acordo fechado na edição anterior, pelo qual Los Angeles aceitou não concorrer com Paris pela sede dos Jogos Olímpicos de 2024 em troca de organizar os Jogos de 2028.