Topo

Após estreia, primeira árbitra do Campeonato Alemão se diz feliz e agradecida

11/09/2017 10h55

Redação Central, 11 set (EFE).- A árbitra Bibiana Steinhaus, que neste domingo se tornou a primeira mulher a apitar um jogo da primeira divisão do Campeonato Alemão, comemorou a oportunidade e reiterou o desejo de ser avaliada por seu desempenho, sem distinção de gênero.

"Estou feliz e agradecida. No que se refere ao restante dos companheiros de arbitragem, o fato de que eu seja mulher não tem relevância alguma. Todos nós árbitros somos avaliados em função dos mesmos critérios e, logicamente, pelo nosso rendimento em campo", declarou Bibiana em entrevista ao site da Fifa.

A árbitra, que esteve à frente do empate entre Hertha Berlim e Werder Bremen em 1 a 1, foi eleita seis vezes a melhor do ano na Alemanha e comandou 80 jogos pela segunda divisão desde 2007. Também já havia sido quarta árbitra na elite.

"Um dado importante é que a totalidade dos quartos árbitros do Mundial -Sub-17 na Índia, no mês que vem, serão mulheres, e a seleção é feita exclusivamente em função do rendimento", destacou.

A policial de Hanover, de 38 anos, revelou ter sofrido alguns percalços na carreira como árbitra, mas ressaltou que considera esses problemas experiências que lhe servem de aprendizado.

"Isso me dá mais margem de atuação como pessoa e como árbitra. Vejo como uma sorte e uma alegria", comentou Bibiana, que deu alguns detalhes de como se prepara para os jogos.

"Tento me preparar o melhor possível, mas sem criar nenhum tipo de predisposição. Uma preparação exaustiva me dá a possibilidade de me antecipar ao que possa vir a acontecer durante a partida. O futebol evoluiu, e tudo está se tornando mais rápido. Cabe a nós nos adaptarmos a essa evolução", analisou.

"Um árbitro se distingue pelo acerto das suas decisões e pela sua personalidade em campo. Tomar decisões corretas é importante, aí está a parte fundamental. Por isso, é preciso manter uma boa comunicação e interação com os delegados dos clubes, os jogadores e com o restante da equipe de arbitragem", completou.