Topo

Fase de grupos da Champions começa nesta terça com reedição da final de 2015

11/09/2017 13h12

Barcelona/Roma, 11 set (EFE).- A fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/2018 terá início nesta terça-feira com o jogo entre Barcelona e Juventus, atual vice-campeã, em destaque, mas com outros grandes times em campo, como Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Manchester United e Chelsea, além do duelo entre Roma e Atlético de Madrid.

A Juve, que jogará como visitante, vem de uma sequência de seis títulos do Campeonato Italiano e almeja a conquista da 'Champions', que escapou por pouco em 2015 e 2017. Nas duas ocasiões, a 'Velha Senhora' disputou a final, mas perdeu justamente para o Barça há pouco mais de dois anos e para o Real Madrid há três meses.

O time catalão, por sua vez, vem de uma campanha em que conquistou "apenas" a Copa do Rei e agora tem de lidar com a saída de Neymar, que se transferiu para o PSG pela cifra recorde de 222 milhões de euros, valor da multa rescisória. O camisa 10 da seleção brasileira foi um dos destaques na trajetória vitoriosa na competição continental na temporada 2014/2015, com direito a gol na decisão contra os 'Bianconeri' em Berlim.

Se não tem mais Neymar, o técnico Ernesto Valverde, que assumiu a equipe 'blaugrana' em lugar de Luis Enrique, continua contando com Lionel Messi, autor de três gols na goleada sobre o Espanyol por 5 a 0 no último sábado.

Na partida no Camp Nou, Valverde não contará com o meia Arda Turan nem com o meia-atacante Rafinha Alcântara, enquanto o lateral e meia Sergi Roberto vem sentindo dores no joelho esquerdo e é dúvida.

Dessa forma, a única novidade em relação ao clássico catalão provavelmente será a entrada de Dembélé, contratação recorde na história do Barça, em lugar de Deulofeu. Assim, o volante Paulinho ficará na reserva.

Na Juve, agora sem o lateral Daniel Alves e com o meia-atacante Douglas Costa, o volante Khedira, machucado, e o meia-atacante Cuadrado, suspenso, não viajaram para a Espanha. Para piorar, o zagueiro Chiellini, embora recuperado de uma contusão na panturrilha, e o atacante Mandzukic, que foi substituído na vitória sobre o Chievo no último sábado por problemas físicos, foram vetados nesta segunda.

Além do confronto na final de 2015, os dois times se chocaram nas quartas na última temporada. O time de Turim levou a melhor com uma vitória por 3 a 0 no Allianz Stadium (antigo Juventus Stadium) e um empate sem gols no Camp Nou.

As duas equipes estão no grupo D e são favoritos para a classificação. Olympiacos e Sporting provavelmente correrão por fora e estrearão no estádio Georgios Karaiskakis, em Pireus.

O "novo" PSG, com Neymar e Mbappé no ataque, iniciará a trajetória em busca do tão sonhado título inédito em Glasgow, enfrentando o Celtic, atual hexacampeão escocês. O treinador Unai Emery não contará com os meias Di María e Pastore, ambos entregues ao departamento médico.

Tudo indica que o principal concorrente da equipe do técnico Unai Emery no grupo B será o Bayern de Munique, que medirá forças com o Anderlecht na Allianz Arena. O time bávaro buscará a recuperação após ter perdido para o Hoffenheim por 2 a 0 no sábado, pelo Campeonato Alemão.

O grupo C, visto como um dos mais equilibrados, tem Atlético de Madrid, Roma e Chelsea. O primeiro confronto direto será entre os 'Giallorossi', com o goleiro Alisson e o lateral-direito Bruno Peres, e os 'Colchoneros', do lateral-esquerdo Filipe Luís, no Estádio Olímpico.

Já o atual campeão inglês pegará o azarão da chave, o Qarabag, primeira equipe do Azerbaijão a chegar à fase de grupos. O jogo será realizado no estádio Stamford Bridge.

O Manchester United, que volta à 'Champions' após ter vencido a Liga Europa, estreará contra o Basel em Old Trafford. O tricampeão europeu e o representante da Suíça estão no grupo A, com Benfica e CSKA Moscou, que medirão forças no Estádio da Luz.