Topo

Los Angeles cumpre todos os requisitos para sediar Jogos Olímpicos de 2028

11/09/2017 19h01

Redação Central, 11 set (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta segunda-feira um relatório que confirma que a cidade americana de Los Angeles "cumpre todos os requisitos" para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2028.

O documento foi elaborado pelo Comitê de Avaliação 2028, que analisou a proposta de Los Angeles após a cidade ter anunciado no dia 31 de julho a intenção de ser candidata a sede dos Jogos Olímpicos desse ano.

"O relatório confirma que Los Angeles está pronta para sediar os Jogos Olímpicos de 2028. Los Angeles oferece todas as garantias necessárias para confiarmos que os Jogos Olímpicos podem ser atribuídos com 11 anos de antecedência", disse nesta segunda-feira o presidente do Comitê de Avaliação, Patrick Baumann.

A sessão do COI realizada em Lausanne em julho aprovou uma proposta para "autorizar o Conselho Executivo a concluir um acordo com Los Angeles e Paris e os seus respectivos comitês olímpicos nacionais para a dotação simultânea das cidades-sedes dos Jogos de 2024 e 2028 durante a Sessão do COI (desta semana) em Lima".

No relatório publicado nesta segunda-feira, o Comitê de Avaliação confirma que a cidade americana manterá o plano mestre de 2024, e que a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) seguirá sendo a sede da Vila Olímpica. Também destaca o constante e firme apoio de todos os níveis de governo, assim como de 83% dos cidadãos da cidade.

O relatório, segundo o COI, foca unicamente nas mudanças introduzidas na proposta de Los Angeles desde a publicação em 5 de julho do relatório do Comitê de Avaliação para 2024, além das consequências de conceder 11 anos antes, e não sete, os Jogos de 2028.

O documento conclui que as muitas oportunidades apresentadas na realização dos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles "ultrapassariam amplamente" qualquer risco potencial de conceder os Jogos com tanta antecedência.

O Comitê também aponta que Los Angeles e Paris "se beneficiariam mutuamente das oportunidades de colaboração, do conhecimento compartilhado e da experiência que resultaria a dotação simultânea dos Jogos".

A ratificação do acordo entre as três partes ocorrerá durante a reunião do COI que será realizada em Lima na próxima quarta-feira. EFE

sab/vnm