Topo

Botafogo e Grêmio abrem duelo por vaga nas semifinais da Libertadores no Rio

12/09/2017 12h28

Redação Central, 12 set (EFE).- Botafogo e Grêmio, possivelmente, as duas equipes brasileiras que mais empolgaram no começo da Taça Libertadores, se encontram nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Olímpico Nílton Santos, no primeiro de dois duelos pelas quartas de final.

A equipe carioca começou como "patinho feio" na competição continental, tendo que encarar as fases preliminares. A partir daí, se transformou no "demolidor de campeões", passando por Colo-Colo e Olimpia no mata-mata, Estudiantes e Atlético Nacional, no grupo 1, em que o Barcelona, do Equador, também avançou.

O Tricolor gaúcho, por sua vez, se classificou como líder do grupo 8 com 13 pontos. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 15 gols marcados e seis sofridos, além de um desempenho técnico elogiado, com jogo ofensivo e de imposição aos adversários.

O Fogão, que avançou nas oitavas com duas vitórias sobre o Nacional, do Uruguai, por 1 a 0 em Montevidéu, e 2 a 0 no Rio, chega para o jogo embalado pela vitória no clássico com o Flamengo por 2 a 0, também no Nílton Santos, que colocou a equipe na sétima posição do Campeonato Brasileiro.

A boa notícia para o técnico Jair Ventura, na preparação para o encontro com o Grêmio, é a possibilidade de contar com o zagueiro argentino Joel Carli, os meias Rodrigo Lindoso e João Paulo, e o atacante Marcos Vinicius, todos recuperados de problemas musculares.

O único desfalque certo é o lateral-esquerdo Victor Luís, expulso no segundo duelo com o Nacional, que cumprirá suspensão. Com a ausência do titular habitual da posição, Gílson é o grande favorito para integrar o 11 inicial.

O meia Leandrinho, que seria opção para o decorrer da partida, dificilmente entrará em campo na ida das quartas de final do torneio continental, pois saiu do jogo com o Flamengo, disputado domingo, com muitas dores no joelho direito.

Já o Grêmio alcançou as quartas após passar pelo Godoy Cruz, da Argentina, com duas vitórias, por 1 a 0, na Argentina, e 2 a 1, na volta, dentro de casa. No segundo jogo, no entanto, houve direito a susto, com gol dos visitantes logo aos 13 minutos do primeiro tempo.

O Tricolor Imortal, por outro lado, chega para o encontro com o Botafogo acumulando cinco derrotas consecutivas atuando como visitante, em três competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Primeira Liga. O último revés aconteceu no campeonato nacional, diante do Vasco por 1 a 0, em São Januário.

Além disso, o time gaúcho não deverá contar com o atacante Luan, que tem um edema na coxa direita, o que torna a escalação um verdadeiro quebra-cabeças, que deverá ser guardado a sete chaves pelo técnico Renato Gaúcho, até instantes antes da partida.

Nos últimos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, o comandante utilizou o meia Ramiro aberto na direita, e o lateral-direito de origem Léo Moura ou Éverton atuando centralizado, ocupando a vaga aberta pela ausência do jovem jogador, enquanto Fernandinho apareceu na esquerda e o paraguaio Lucas Barrios no comando de ataque.

Diferente do que aconteceu com o Vasco, no entanto, Michel não estará em campo, por estar suspenso. Se optar pela troca simples, Jaílson ganha a vaga para atuar ao lado de Arthur, mas, existe a possibilidade de Ramiro ser recuado, mudando o desenho tático.



Prováveis escalações:.

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gílson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo (ou Léo Valencia); Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson (ou Éverton), Arthur, Ramiro, Léo Moura e Fernandinho; Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: José Argote (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Luis Murillo e Carlos López.

Estádio Olímpico Nílton Santos, no Rio de Janeiro.