Topo

Com CR7 em campo, Real Madrid inicia defesa de título recebendo o APOEL

12/09/2017 13h12

Redação Central, 12 set (EFE).- O Real Madrid entrará em campo na condição de bicampeão continental nesta quarta-feira, recebendo o APOEL Nicosia, no estádio Santiago Bernabéu, pelo grupo H da Liga dos Campeões da Europa, em dia de estreia para o Manchester City, do espanhol Josep Guardiola, e do duelo entre Liverpool e Sevilla.

Vencedor das últimas edições do torneio, quebrando tabu que vinha desde 1990, quando o Milan ergueu o troféu pela segunda vez consecutiva, a equipe espanhola terá como grande atração a presença do atacante português Cristiano Ronaldo, que não vem atuando no Campeonato Espanhol, devido suspensão imposta pela federação local.

"É um alívio. Estamos felizes de vê-lo, porque é melhor ele jogando em seu time. Ele atuará amanhã, e domingo não. Espero que seja pela última vez na temporada", disse o técnico francês Zinedine Zidane, em referência à visita a Real Sociedad, domingo, pela competição nacional.

Devido a punição, resultado de cartão vermelho recebido no primeiro duelo do Real Madrid na Supercopa da Espanha, Cristiano Ronaldo ficou fora, por exemplo, dos empates com Valencia e Levante, pelo Espanhol, em que a equipe na sétima colocação, com cinco pontos, após três jogos.

Para o jogo com o APOEL, em que o português volta, Zidane tem dois outros problemas, o jovem Marco Asensio, que vem se tornando um destaque do time, que é dúvida por causa de dores musculares. Já o atacante francês Karim Benzema ficará fora, por causa de lesão.

Com isso, Cristiano e o galês Gareth Bale deverão formar dupla mais ofensiva, municiada de perto por Isco. Marcelo e Casemiro são presenças praticamente certa no 11 inicial do detentor do título mais desejado do Velho Continental.

O APOEL, participará pela quarta vez da fase de grupos da 'Champions'. O campeão do Chipre começou a disputa dessa edição da competição nas fases eliminatórias, passando pelo Dudelange, de Luxemburgo, Viitorul Constanta, da Romênia, e Slavia Praga, da República Tcheca, antes de cair no grupo H.

O time de Nicósia tem inscrito na Liga dos Campeões, o zagueiro Carlão, ex-Corinthians, o meia Vinícius, ex-União São João, e o atacante naturalizado belga Igor de Camargo. O trio deverá aparecer entre os titulares escolhidos pelo técnico grego Giorgos Donis.

O outro jogo da chave colocará frente a frente Tottenham e Borussia Dortmund, no tradicional estádio de Wembley, que vem sendo utilizado pela equipe londrina, enquanto o novo estádio, que substituirá White Hart Lane, está em fase de construção.

A equipe inglesa, comandada pelo técnico argentino Mauricio Pochettino, tentará se recuperar do vexame da última temporada, quando caiu em chave que tinha Monaco, Bayer Leverkusen, que se classificaram, e o CSKA Moscou. Na campanha, os 'Spurs' perderam dois dos três jogos que fizeram em Wembley.

O Dortmund, por sua vez, vem com mudanças, primeiro no comando, agora do holandês Peter Bosz, vice-campeão da Liga Europa, com o Ajax. O time alemão disputará a primeira parte da competição desfalcado do meia-atacante Marco Reus, que não foi inscrito por causa de ruptura parcial do ligamento cruzado do joelho direito.

Na Holanda, o Manchester City começará caminhada no grupo F, enfrentando o Feyenoord. Esta será mais uma tentativa do técnico espanhol Josep Guardiola de voltar a conquistar a 'Champions', sete edições depois do segundo e último título como comandante, em 2010/2011, com o Barcelona.

A equipe inglesa investiu pesado para fortalecer o elenco, por exemplo, com o goleiro Ederson, o lateral-direito Danilo. Ao todo, foram gastos 244,3 milhões de euros (R$ 901,4 milhões), um recorde na atual janela de transferências do futebol europeu.

Titular da meta no início da temporada, o brasileiro é dúvida, devido ao choque com o atacante senegalês Sadio Mané, na vitória sobre o Liverpool por 5 a 0, pelo Campeonato Inglês. Se o ex-Benfica não puder atuar, o chileno Claudio Bravo entrará em campo.

O Feyenoord, por sua vez, retorna aos grupos da Liga dos Campeões após 15 anos. Recentemente, em 2012/2013 e 2014/2015, o clube até participou de fases preliminares, mas acabou caindo. A volta se dá pela conquista do título nacional na temporada passada, conquistado sob o comando de Giovanni van Bronckhorst, que segue na função.

Também pela chave, o Shakhtar Donetsk receberá o Napoli, no Metalist Stadium, em Kharkiv, onde a equipe, de Ismaily, Márcio Azevedo, Fred, Marlos, Alan Patrick, Bernard, Taison e Dentinho atua desde o início de conflito separatista na Ucrânia. O time italiano, por sua vez, tem o goleiro Rafael, e os volantes Allan e Jorginho - esse último, naturalizado italiano.

Pelo grupo E, o destaque é o encontro entre Liverpool e Sevilla, no estádio Anfield Road. Cinco vezes campeão continental, o time inglês volta aos grupos após duas temporadas, enquanto o time espanhol vem de duas participações seguidas, tendo ido às oitavas na edição passada.

Dois meias brasileiros atraem os olhares, Philippe Coutinho, dos 'Reds', que enfim pode estrear em partidas oficiais da temporada, após ter manifestado desejo de se transferir para o Barcelona, e Paulo Henrique Ganso, que marcou nos dois últimos jogos da equipe da Andaluzia, contra Getafe e Eibar, pelo Campeonato Espanhol.

A primeira rodada da chave será completada com duelo entre o modesto Maribor, da Eslovênia, que vai para a terceira aparição nos grupos, e o Spartak Moscou, que que volta após cinco temporadas, após quebrar jejum de 16 anos sem títulos no Campeonato Russo.

No grupo G, o Monaco, semifinalista da edição 2016/2017 e agora sem o promissor meia-atacante francês Kylian Mbappé, que foi para o Paris Saint-Germain, encarará fora de seus domínios o RB Leipzig, vice-campeão alemão logo na primeira vez em que participou da elite do país. Porto e Besiktas se enfrentam no estádio do Dragão, na outra partida da chave.