Topo

Após confirmação, Macron afirma que Paris "encarna valores do olimpismo"

13/09/2017 17h17

Paris, 13 set (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, agradeceu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) pela escolha de Paris para sediar os Jogos de 2024 e assegurou que a capital francesa "encarna os valores do olimpismo", ao mesmo tempo em que pediu "a mobilização de todo o país" para organizar o evento.

"Esta vitória é de vocês. O COI reconheceu a imagem e os valores da França, a sua vontade de levar mais alto os valores do olimpismo que Paris encarna", declarou o presidente francês em uma mensagem televisionada nas Antilhas, onde visita os locais arrasados pelo furacão "Irma".

Em particular, o presidente francês comentou que esta vitória indica que o COI destacou a defesa do "multilateralismo" que a França exerce no mundo, mas também "a energia e a capacidade" dos franceses para organizar estes eventos.

A partir de agora, segundo Macron, o país "tem pela frente sete anos para preparar Jogos que serão de Paris, mas que também serão de todo um país que deve mobilizar-se".

Em um comunicado emitido posteriormente, o presidente francês ressaltou que as Olimpíadas representam "uma oportunidade para transformar o país, incrementar seu atrativo internacional, dinamizar os territórios e reforçar o espaço do esporte".

"Estes Jogos serão extraordinários, surpreendentes, festivos, mas também exemplares nos seus orçamentos, em seu impacto ambiental e social e na segurança", prometeu Macron.

Na mesma linha, através do Twitter, o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, assegurou que "uma França transformada, otimista e ambiciosa receberá os Jogos em 2024".

De todos os partidos políticos, inclusive a extrema direita que tinha mostrado duvidas sobre a candidatura, se multiplicaram as mensagens de apoio e respaldo à nova sede olímpica.

Na capital francesa, logo após a confirmação de uma decisão que estava anunciada de antemão, foi revelado um monumento temporário com os cinco aros olímpicos em frente à torre Eiffel, em uma cerimônia que aconteceu debaixo de uma intensa chuva.