Topo

Coutinho volta, Firmino perde pênalti, e Liverpool empata com o Sevilla

13/09/2017 18h20

Liverpool, 13 set (EFE).- Na volta do meia Philippe Coutinho ao Liverpool após alegadas dores nas costas e uma tentativa frustrada de se transferir para o Barcelona, o time inglês estreou no grupo E da Liga dos Campeões nesta quarta-feira com um empate em 2 a 2 com o Sevilla, no estádio Anfield Road, em jogo marcado também por um pênalti desperdiçado pelo atacante Roberto Firmino, que antes já havia balançado a rede.

Coutinho, que enquanto esteve fora do Liverpool chegou a defender a seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, retornou aos 'Reds' nos 20 minutos finais da partida na Inglaterra, quando o placar já estava empatado, e não conseguiu alterá-lo.

Firmino, por sua vez, poderia ter sido herói de uma vitória que acabou não acontecendo. O Sevilla fez 1 a 0, com Ben Yedder, o centroavante brasileiro empatou, e Salah virou o jogo. Quando a vantagem era de 2 a 1, o camisa 9 bateu um pênalti na trave e acabou castigado pelo gol de empate de Joaquín Correa.

Assim, a chave começou equilibrada, já que, na outra partida, disputada na Eslovênia, Maribor e Spartak Moscou empataram em 1 a 1. No próximo dia 26, os 'Reds' irão à capital russa, enquanto a equipe espanhola receberá o campeão esloveno.

A novidade no time de Jürgen Klopp foi a presença de Coutinho entre os reservas. O brasileiro foi relacionado para um jogo oficial dos 'Reds' pela primeira vez na temporada, depois de ter sentido dores nas costas e não ter conseguido a desejada transferência para o Barcelona. O camisa 10 entrou no segundo tempo, foi aplaudido com entusiasmo pela torcida, que mostrou ter "perdoado" o ídolo pelo tempo fora.

No Sevilla, o meia Paulo Henrique Ganso, que no último sábado fez um gol na vitória sobre o Eibar por 3 a 0, pelo Campeonato Espanhol, até foi relacionado para a partida, mas ficou fora inclusive do banco.

A equipe visitante saiu em vantagem logo aos quatro minutos de jogo, em bobeira da defesa dos donos da casa. Depois de troca de passes pela esquerda, Escudero cruzou por baixo para o meio da área, Lovren furou e Ben Yedder aproveitou para balançar a rede.

O gol sofrido tão cedo não abateu o pentacampeão europeu, que tentou o empate imediato e teve três chances em seguida, dos seis aos dez minutos. Wijnaldum, de longe, e Firmino, em cabeceio firme, erraram o alvo por pouco, enquanto o goleiro Rico defendeu chute de Salah no contrapé.

Usando da mesma arma do adversário, o Liverpool empatou aos 20, em jogada nascida pelo lado esquerdo. Moreno tabelou com Henderson e cruzou rasteiro. Rico não alcançou e, bem posicionado, Firmino completou e deixou tudo igual.

A virada poderia ter acontecido pouco depois, aos 23, mas Can falhou no momento de concluir. Em contra-ataque fulminante, Mané disparou e passou para o alemão, que, de frente para o gol, bateu pela linha de fundo.

A essa altura, o Sevilla até tinham mais a bola, mas os ataques mais perigosos eram todos dos 'Reds', que desempataram aos 36. Salah recolheu pela esquerda, experimentou de fora da área e contou com desvio em Kjaer para marcar o segundo.

A diferença poderia ter ficado maior ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, quando Pareja pôs a mão na bola dentro da área. Entretanto, na cobrança do pênalti, Firmino até deslocou o goleiro, mas acertou a trave.

O atacante da seleção de Tite continuou sendo protagonista, mas o momento não era dos melhores. Ainda no primeiro tempo, aos 47, o camisa 9 rolou para Moreno, que encheu o pé e obrigou o goleiro a fazer linda defesa. Mais tarde, aos dez da segunda etapa, Can bateu da meia-lua e tinha tudo para fazer o terceiro, mas acabou carimbando o companheiro brasileiro.

O Liverpool teve oportunidades para "matar" o confronto, mas as desperdiçou. Aos 19 minutos, Salah cruzou da direita para Mané, que girou bonito e concluiu em tiro de meta. Quatro minutos depois, Henderson arriscou, Wijnaldum pegou a sobra, e Rico fez mais uma boa defesa.

O castigo para a equipe da casa veio aos 27, quando o time espanhol deixou tudo igual, mesmo depois de ter tido o técnico excluído por reclamação. Escudero cobrou lateral com pressa até Muriel, que tocou para Correa. O argentino tirou da marcação já no domínio e chutou no alto, sem defesa para Karius.

Coutinho então entrou, mas quem assustou foi o Sevilla, aos 33 minutos. Muriel se esforçou, evitou a saída pela linha de fundo e deu para o meio procurando Correa, mas desta vez a defesa fez o corte.

Na parte final do duelo, os dois times foram em busca da vitória. O Liverpool ficava no ataque por mais tempo, mas foi a equipe da Andaluzia que teve a última chance, nos acréscimos, aos 47. Muriel dominou após chutão da defesa, levou a melhor contra Gómez e bateu rente à trave. Logo em seguida, Gómez viu o segundo vermelho e foi expulso.

Também pelo grupo E, no estádio Ljudski, na cidade de Maribor, a equipe anfitriã saiu atrás, graças a Samedov, que marcou para o Spartak Moscou aos 14 minutos do segundo tempo. No entanto, aos 40, Bohar deixou tudo igual.



Ficha técnica:.

Liverpool: Karius; Gómez, Matip, Lovren e Moreno; Henderson, Emre Can (Philippe Coutinho) e Wijnaldum; Salah (Oxlade-Chamberlain), Mané (Sturridge) e Roberto Firmino. Técnico: Jürgen Klopp.

Sevilla: Rico; Mercado, Kjaer, Pareja e Escudero; N'Zonzi, Pizarro (Sarabia), Banega e Navas (Corchia); Correa e Ben Yedder (Muriel). Técnico: Eduardo Berizzo.

Árbitro: Danny Makkelie (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Mario Diks e Hessel Steegstra.

Cartões amarelos: Moreno e Gómez (Liverpool); Mercado, Pareja e Banega (Sevilla).

Cartão vermelho: Gómez (Liverpool).

Gols: Roberto Firmino e Salah (Liverpool); Ben Yedder e Correa (Sevilla).

Estádio: Anfield Road, em Liverpool (Inglaterra).