Topo

Paris e Los Angeles estimulam outras cidades a serem sede dos Jogos Olímpicos

13/09/2017 19h14

Lima, 13 set (EFE).- Os prefeitos de Paris, Anne Hidalgo, e de Los Angeles, Eric Garcetti, enviaram nesta quarta-feira uma mensagem de confiança e segurança a outras cidades para que também sediem os Jogos Olímpicos após as edições de 2024, na capital francesa, e 2028, na cidade californiana em 2028.

Assim que o COI confirmou hoje Paris e Los Angeles como anfitriãs dos Jogos de 2024 e 2028, Garcetti disse a outras cidades em entrevista coletiva que "não tenham medo" de receber os Jogos Olímpicos sob o pretexto de que não serão rentáveis.

"É preciso adaptar os Jogos Olímpicos à cidade, não a cidade aos Jogos Olímpicos. O que Paris e Los Angeles podem demonstrar é que a maior parte das nossas instalações e infraestrutura já está construída", comentou Garcetti.

O prefeito defendeu que as duas cidades serão a vanguarda de uma mudança nos Jogos Olímpicos para que estes sejam mais sustentáveis e destacou a transparência e clareza do processo que levará Los Angeles a sediar o evento pela terceira vez, após 1932 e 1984.

Por sua vez, Hidalgo avaliou que o acordo firmado com o COI para que Paris e Los Angeles sediassem as edições de 2024 e 2028 (respectivamente) é "um caminho muito inovador, que permitiu construir confiança com os cidadãos".

"Sabíamos que havia um desafio de confiança na opinião pública, sobretudo na Europa", disse a prefeita, cuja cidade também receberá pela terceira vez os Jogos Olímpicos, após 1900 e 1924.

Hidalgo explicou que uma candidatura olímpica "é muito difícil, mas vale a pena, porque se sai maior desta competição".

"Estudamos muito. Não conhecia a família olímpica do COI, e vi pessoas dentro dela que verdadeiramente encaram o esporte como um elemento para melhorar a sociedade", acrescentou.

Ambos os prefeitos prometeram que o orçamento previsto para organizar os Jogos não aumentará demasiadamente nos próximos anos, como ocorreu em ocasiões anteriores, e garantiram que não haverá instalações que ficarão sem uso após as competições.

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que Paris e Los Angeles são as duas melhores sedes possíveis para os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.

"Temos dois grandes projetos cheios de paixão pelo esporte e pelos Jogos Olímpicos, além de muito comprometidos com o movimento olímpico", disse Bach.

O alemão assegurou tanto o COI como ambas as cidades saíram ganhando com o acordo firmado em julho em Lausanne (Suíça).

Perguntado sobre a segurança, Bach indicou que este sempre será um assunto primordial para os Jogos Olímpicos e apontou que qualquer ameaça terrorista não enfraquecerá os valores olímpicos como a diversidade, o respeito e a tolerância.

fgg/cs

(foto) (vídeo)