Topo

Ban garante que atletas poderão participar dos Jogos de Inverno sem temores

14/09/2017 18h08

Lima, 14 set (EFE).- O sul-coreano Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da ONU e novo presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional, estreou no cargo afirmando que PyeongChang, no seu país, será uma sede segura para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno, marcados para fevereiro de 2018.

"Ouvi que há certa preocupação se os Jogos de Inverno de PyeongChang do próximo ano serão seguros. Posso garantir que será um local no qual todos os atletas da comunidade internacional poderão mostrar suas habilidades sem temores", disse o ex-diplomata sul-coreano após sair da reunião que confirmou seu nome no cargo.

Os testes nucleares realizados pela Coreia do Norte, o último ocorrido em agosto, geraram preocupação entre algumas delegações que participarão dos Jogos de Inverno. PyeongChang está a apenas 80 quilômetros da fronteira com o país vizinho.

Munique, na Alemanha, e Sochi, na Rússia, última sede dos Jogos de Inverno, foram citadas em rumores sobre palcos alternativos para o evento caso a segurança em PyeongChang não estiver garantida.

O COI tem reiterado ao longo desta semana que não há um plano B e que os Jogos de Inverno serão na Coreia do Sul.

"Houve casos assim no passado", disse Ban sobre a tensão política na região. Quando falamos de esportes, não há fronteiras, não há diferenças, nem ideologias. Quando houve Jogos e trocas entre o norte e o sul, não surgiram preocupações", afirmou.

Ban citou vários exemplos de equipes esportivas de uma Coreia que competiram na outra e foram recebidos de forma "muito calorosa".

"Inclusive cantaram os hinos nacionais", completou.

"Nos garantiremos que PyeongChang será um grande lugar para que os atletas possam mostrar suas habilidades", reiterou.

Ban lembrou, além disso, que o governo da Coreia do Sul está trabalhando muito de perto com países como os Estados Unidos e com os membros do Conselho de Segurança da ONU para resolver o problema nuclear com a Coreia do Norte o mais rápido possível.

Os Jogos de Inverno serão disputados entre 9 e 25 de fevereiro de 2018. Os Jogos Paralímpicos de Inverno ocorrem entre 8 e 18 de março do próximo ano.