Esporte

Brasil e Rússia serão cabeças de chaves da Copa; ranking definirá outros 6

Pedro Martins/MoWA Press
Neymar orienta companheiros durante partida da seleção contra o Equador Imagem: Pedro Martins/MoWA Press

14/09/2017 13h27

A próxima atualização do ranking da Fifa será utilizada para definir as sete seleções que se juntarão à anfitriã Rússia como cabeças de chave da Copa do Mundo de 2018. A informação foi divulgada em comunicado realizado pela entidade nesta quinta-feira (14). O Brasil já está confirmado na condição.

De acordo com decisão do comitê de competições da federação internacional, os sete classificados ao Mundial que ocuparem melhores posições na lista estarão no pote 1 do sorteio, que acontecerá em 1º de dezembro deste ano, no Kremlin, em Moscou.

Com a aprovação do procedimento da definição dos grupos, o Brasil, atual segundo colocado no ranking, já sabe que ostentará a condição de cabeça de chave, pois não aparecerá abaixo da sétima posição na atualização de outubro.

Além da seleção comandada por Tite, atualmente, o G-7 da classificação da Fifa tem Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e Suíça. Os belgas estão classificados para a Copa, e os demais continuam na corrida por uma vaga.

O sorteio manterá as restrições dos últimos anos. Com a exceção da Europa, não poderá haver confrontos entre representantes dos mesmos continentes na fase de grupos. Quatro potes serão formados para a composição dos chaves.

Nesta quinta-feira, ainda foi definida a divisão das vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, de 2020. Serão quatro classificados da Ásia, incluindo o Japão, quatro da Europa, três da África, duas da América do Sul, duas das Américas Central e do Norte e uma da Oceania.

No feminino, as 12 participantes serão divididas em três filiadas à Uefa e à confederação asiática, duas da Concacaf, uma da Oceania e a vencedora da repescagem entre a Conmebol e a África.

Veja abaixo os dez primeiros colocados no ranking da Fifa divulgado nesta quinta:

1º Alemanha - 1.606 pontos

2º Brasil - 1.590 pontos

3º Portugal - 1.386 pontos

4º Argentina - 1.325 pontos

5º Bélgica - 1.265 pontos

6º Polônia - 1.250 pontos

7º Suíça - 1.210 pontos

8º França - 1.208 pontos

9º Chile - 1.195 pontos

10º Colômbia - 1.191 pontos

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo