Topo

Kolo Touré se aposenta e volta ao Celtic como assistente técnico

Kolo Touré defendeu a Costa do Marfim em duas Copas do Mundo - AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO
Kolo Touré defendeu a Costa do Marfim em duas Copas do Mundo Imagem: AFP PHOTO / ISSOUF SANOGO

15/09/2017 16h35

O zagueiro Kolo Touré se aposentou e voltou ao Celtic, sua última equipe, como assistente técnico, segundo anúncio feito pelo clube escocês nesta sexta-feira através de um comunicado.

O defensor de 36 anos disputou 17 partidas pelo time alviverde na última temporada, mas não teve o contrato renovado. Ele ainda tinha a expectativa de dar sequência à carreira como atleta, mas, como não obteve uma nova equipe, preferiu pendurar as chuteiras.

"Este é um novo capítulo na minha carreira, um novo começo. Posso dizer oficialmente que me aposentei e que estou concentrado unicamente em dirigir", disse o agora ex-jogador, em declarações publicadas pelo site do Celtic.

Touré acredita que as características que sempre apresentou como atleta podem ajudá-lo na nova caminhada. "Sempre fui o típico jogador que tentou ajudar os que estão ao redor, pelo que, acredito, não passarei por uma mudança radical em comparação com o que já vinha fazendo antes. Tentarei aconselhar os mais jovens através das experiências e vivências da minha carreira", destacou.

Kolo, que ao longo da carreira defendeu Arsenal, Manchester City e Liverpool, já foi auxiliar técnico na seleção de Costa do Marfim e acredita que poderá aprender bastante ao lado do treinador do Celtic, Brendan Rodgers.

"É um dos melhores técnicos do mundo atualmente, e acredito que posso aprender muito ao seu lado. Trabalharei lado a lado com ele todos os dias", salientou.

Rodgers, por sua vez, deu as boas vindas a Touré, que revelou que o clube de Glasgow vinha procurando mais alguém com experiência de campo para incluir na comissão técnica.

"Ele é um exemplo maravilhoso. Trabalhou com alguns dos melhores técnicos durante muitos anos e tem todas as qualidades que qualquer jogador gostaria de ter", elogiou o técnico norte-irlandês.